João Cabral de Melo Neto

João Cabral de Melo Neto José Castello


Compartilhe


João Cabral de Melo Neto


O Homem Sem Alma e Diários de Tudo




Publicada pela primeira vez em meados da década de 90, esta polêmica e aclamada biografia crítica acerca de João Cabral de Melo Neto, escrita por José Castello, é agora reeditada pela Bertrand Brasil em versão revista e ampliada. Em João Cabral de Melo Neto: O Homem sem Alma, tendo como matéria-prima cerca de trinta horas de entrevistas, Castello traça o perfil de um poeta rigoroso e delicado - incapaz, no entanto, de lidar com seus próprios sentimentos. A parte inédita, Diário de Tudo, traz agora os bastidores das conversas, com anotações que Castello fazia após cada encontro. Estas páginas, na visão de Silviano Santiago, "são uma pequena obra-prima... Nada mais doloroso e pungente do que enxergar o poeta, encerrado à meia-luz no luxuoso apartamento do Flamengo, sendo tomado por crises de melancolia."



João Cabral de Melo Neto (1920-1999), um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos, foi, notoriamente, uma pessoa fechada e avessa a qualquer tipo de declaração confessional. Esse famoso "homem sem alma", um ser supostamente antibiografável, atraiu o prestigiado escritor e jornalista cultural José Castello, que redigiu esta "biografia intelectual" com a qual, ao fim da leitura, é possível obter um detalhado perfil humano e emocional de um poeta envelhecido e angustiado.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
João Cabral de Melo Neto

Similares

(1) ver mais
O rio, a cidade e o poeta

Estatísticas

Desejam9
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 13
5
ranking 31
31%
4
ranking 38
38%
3
ranking 23
23%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

47%

53%

D
cadastrou em:
05/12/2009 22:02:34
Alexsandra
editou em:
02/04/2017 20:29:09

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR