Jibikí Porikopô, o furto da panela de barro

Jibikí Porikopô, o furto da panela de barro Ariabo Kezo


Compartilhe


Jibikí Porikopô, o furto da panela de barro


Um conto de "Nós: Uma antologia de literatura indígena"




Neste reconto do povo balatiponé umutina, escrito por Ariabo Kezo, o Sol e a Lua são duas crianças levadas e brincalhonas: Meni e Hari. Um dia, andando pelas matas, Meni viu que o que as ariranhas faziam no interior de suas casas: buscavam águas do rio, providenciavam lenha, acendiam fogo e faziam uso de uma porikopô, uma panela de barro das mais belas. Querendo tomar aquele objeto para si, Meni chama Hari, seu inseparável companheiro, para juntos viverem uma grande aventura.
Os Balatiponé, também conhecidos como Umutina, são uma etnia que se mantém ainda hoje na terra indígena Umutina, acerca dos municípios de Barra do Bugres, Denise e Alto Paraguai, entre os rios Paraguai e Bugres, em Mato Grosso. Como forma de incentivar e preservar o conhecimento da cultura dos povos indígenas, a Companhia das Letrinhas, em parceria com Ariabo Kezo e Mauricio Negro, disponibiliza gratuitamente este belo conto.

Infantil / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Jibikí Porikopô, o furto da panela de barro

Similares

(3) ver mais
Nós
Contos da América do Sul
Arte Indígena

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 10
5
ranking 30
30%
4
ranking 20
20%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

4%

96%

Leiliane7
cadastrou em:
23/10/2020 23:53:41
Leiliane7
editou em:
23/10/2020 23:55:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR