Jesus e Buda

Jesus e Buda José Carlos Leal


Compartilhe


Jesus e Buda





A evolução espiritual da humanidade pode ser dividida em três grandes etapas: O Bramanismo, o Budismo e o Cristianismo.
O Bramanismo, na antiquissima Índia, é da sabedoria védica: rituais, cânticos, disciplinas ascéticas, meditações, Ioga e iniciações secreta.
O Budismo do príncipe Sidarta Gautama, o Buda - a última flor do gênio hindu -, surgiu quando a civilização brâmanica começava a dar sinal de cansaço e a declinar. Seu mérito foi popularizar os segredos iniciáticos do bramanismo: a reencarnação e o carma.
Sustentedo nestes dois pilares da Religião Universal - reencarnação e carma -, o Budismo pregou a renúncia, pela introspecção e intuição, como meio de libertação e ascensão do estado de dukka, o sofrimento generalizado do mundo samsárico - caos existencial -, fruto da ignorância que gera o desejo descontrolado de apego (tanha).
O Cristianismo dá um salto ainda mais gigantesco. Aquilo que o Budismo destrói da animalidade humana, pela superação do apego através da renúncia, o Cristianismo recontrói, por superaçãp, exaltando os pobres, os que choram e os que sofrem. São eles, segundo o Cristo, os bem-aventurados.

Edições (1)

ver mais
Jesus e Buda

Similares

(17) ver mais
O Budismo do Buda
Buda e Jesus
O Buda Jesus
Sócrates, Jesus, Buda

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 6
5
ranking 17
17%
4
ranking 67
67%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

23%

77%

Roberto
cadastrou em:
13/01/2012 08:53:40

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR