Invasão vertical dos bárbaros

Invasão vertical dos bárbaros Mário Ferreira dos Santos


Compartilhe


Invasão vertical dos bárbaros





Bárbaros – povos não civilizados; entre os gregos, todos os estrangeiros que não falassem o grego ou o latim; entre os romanos, todos os que não se encontravam sob seu domínio.

Horizontal – Invasão por meio territorial Vertical – Invasão por meio cultural

A civilização ainda não atualizou toda a capacidade de realização do atual ciclo cultural. No entanto, o caráter entrópico dos elementos corruptores deste ciclo é o que prevalece em nossos dias.

Devido ao viés contingente da cultura, não é possível seus rumos encarar de forma determinista ou absoluta. Por este motivo, é preciso entender as inteligências que, se aproveitando do barbarismo, minam os alicerces da cultura.

A ética do bárbaro é a ética do dente por dente, do olho por olho. É a ética da vingança, é a norma do que deseja apenas o castigo, do sádico que só se satisfaz ao ver o adversário morder o pó da derrota. Não é o que vence e dá a mão para levantar o vencido. Não é o que busca a solução que o tornará amigo de seus semelhantes. Não é o que ama, mas o que odeia.

O bárbaro ameaça a nossa ética. Invade todos os caminhos, penetra nos lares, nas escolas. Quer estabelecer a sua grandeza, na sua miséria, proclama a sua força onde esta não está, aponta a sua exaltação, quando ela é depressão, e quando julga olhar a sua altura apenas está vendo o vale, em cujos pântanos ele perdura. Sues vôos são apenas saltos de sapos, ou arrancos de fera, nunca o vôo das aves que invadem o azul do céu, e que são símbolos da grandeza e da inteligência humana.

Ensaios / Filosofia / Política / Religião e Espiritualidade

Edições (2)

ver mais
Invasão Vertical dos Bárbaros
Invasão vertical dos bárbaros

Similares

(30) ver mais
A Sabedoria das Leis Eternas
A Barbárie
A Vida Intelectual
Desinformação

Resenhas para Invasão vertical dos bárbaros (27)

ver mais
Mario sinalizava a destruição cultural do Brasil
on 9/10/14


Sabe aquelas questões que rondam nossas cabeças a respeito de que a sociedade está caminhando para um lado superficial, vazio em seu sentido, e cuja maioria das pessoas colaboram com essa realidade. É justamente disso que o livro trata. Mas vai além dos costumes praticados pelo “cidadão comum”, Mario demonstra que a classe intelectual também está impregnada pelo espírito da barbárie, e aponta para o futuro. Temas como a valorização exagerada do corpo em detrimento da mente; a explor... leia mais

Estatísticas

Desejam67
Trocam1
Avaliações 4.5 / 274
5
ranking 67
67%
4
ranking 21
21%
3
ranking 10
10%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

71%

29%

Will
cadastrou em:
11/05/2012 00:18:32
Cardoso
editou em:
07/10/2020 13:10:50

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR