A coletânea 'Imaginários de Cinema' parte da instigante premissa de que as imagens cinematográficas, embora frágeis e insuficientes para falar e mostrar o mundo, podem abrir nossa percepção para outros modos de ver, sentir e saber, sobretudo quando associadas a domínios diversos, tais como a fotografia, a pintura, a memória, a filosofia, as imagens de vigilância, os arquivos. Interessa neste livro pensar o cinema a partir dessas múltiplas interfaces para que dessa mistura surjam imagens de sentido aberto e que nos convidem a uma indagação incessante em torno do lugar e da função da produção audiovisual hoje. Nos textos reunidos, com a coerência de querer pensar o cinema nas suas interfaces, destacam-se as relações entre a imagem cinematográfica e o tempo da memória, relações que aparecem nos artigos dedicados à fotografia dentro dos filmes, aos sons e às imagens de arquivo remontados e ressignificados, aos diálogos com pensadores da memória, tais como Henri Bergson, Maurice Halbwachs, Ecléia Bosi e Gilles Deleuze.
Artes / Não-ficção