II Guerra Mundial, Sessenta Anos Depois

II Guerra Mundial, Sessenta Anos Depois Josué Mussalém


Compartilhe


II Guerra Mundial, Sessenta Anos Depois


Os impactos do conflito sobre o Brasil




A Segunda Guerra Mundial foi um divisor de águas na História Universal não só por sua magnitude, mas também por suas repercussões em setores como a tecnologia de ponta e até mesmo no avanço da medicina, com a invenção da penicilina que salvou milhares de vidas de soldados aliados feridos em combate.
Muito já se falou e se escreveu sobre este conflito, mas o tema parece inesgotável sob múltiplos aspectos. Basta entrarmos numa livraria na Europa - em Roma, Milão, Paris, Londres, Madrid e Lisboa - para encontrarmos seções especializadas sobre o assunto.
Mas e sobre o Brasil na Segunda Guerra Mundial? Teria sido o conflito importante para nós? Que leitura se pode fazer hoje, sessenta anos após o término do conflito, sobre o Brasil dos anos trinta e quarenta e o Brasil do limiar do século XXI? Foi importante a participação do Brasil no conflito militar com apenas uma divisão expedicionária? E o Nordeste, considerado como zona de Guerra depois de agosto de 1942? Algumas pessoas tentam reduzir a importância do nosso país no conflito, mas há um detalhe importante que muita gente esquece: a visita do presidente americano Roosevelt a Natal em fevereiro de 1943. Porque o presidente da maior potência em guerra do Mundo se deslocaria de sua Casa Branca para se encontrar com um presidente de um país agrícola e pouco industrializado em plena guerra?

História do Brasil

Edições (1)

ver mais
II Guerra Mundial, Sessenta Anos Depois

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

João gregorio
cadastrou em:
20/02/2017 07:11:02
Romulo67
editou em:
21/02/2017 18:21:05