Homero

Homero Barbara Graziosi


Compartilhe


Homero





Este livro tem dois objetivos principais. O primeiro é facilitar a compreensão da Ilíada e da Odisseia fornecendo um guia sucinto e atualizado para as principais questões literárias, históricas, culturais e arqueológicas no coração dos estudos homéricos. O segundo é mostrar, através de exemplos concretos, como os leitores de Homero juntam-se a uma comunidade vasta e diversa de outros leitores e, na verdade, não leitores (como Petrarca).

Os poemas homéricos são objeto de estudo há mais de dois milênios e meio. Sabemos, por exemplo, que rapazes atenienses eram obrigados a aprender os poemas e explicar palavras homéricas difíceis no século V a.C.. Na biblioteca de Alexandria, nos séculos II e III a.C., eruditos admiráveis compilaram textos mais antigos de Homero, editaram-nos e escreveram extensos comentários. Resumos das suas anotações (conhecidos como escólios) acabaram indo parar nas margens dos manuscritos bizantinos. De Bizâncio, os manuscritos foram para a Itália, como já veio à baila, e lá os poemas foram impressos e publicados pela primeira vez. A pesquisa atual sobre Homero, a que é apresentada neste livro inclusive, haure dessa longa história de erudição: os escólios, particularmente, continuam sendo uma fonte crucial para os estudos homéricos. Ainda assim, por mais admirável que seja essa tradição erudita, ela não explica completamente a importância de Homero através dos séculos.

Biografia, Autobiografia, Memórias / História / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Homero

Similares

(3) ver mais
O mundo de Homero
Ilíada e Odisséia de Homero
Os Deuses do Olimpo

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 6
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

47%

53%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
25/09/2021 01:14:38
Victoria
editou em:
11/02/2022 12:35:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR