Homens de Papel & Barrela

Homens de Papel & Barrela Plínio Marcos


Compartilhe


Homens de Papel & Barrela





"Homens de Papel" é um texto de Plínio Marcos escrito em 1968, mas que permanece atual. A história se dá em torno de um grupo de catadores de papel, que fomenta uma revolta contra o homem que, ao comprar-lhe o papel coletado pelas ruas, "rouba no peso e no preço", para revendê-lo, mais tarde, para uma fábrica. Eleva-se, assim, a partir dessa "sociedade" de catadores de papel, uma metáfora do poder pelo poder, que aprisiona explorador e explorado a um sistema desumano de luta pela sobrevivência.



"Barrela" é o 1º texto do conceituado dramaturgo brasileiro Plínio Marcos. Nela, seis presos (Portuga, Bahia, Tirica, Fumaça, Louco e Bereco) dividem um pequeno espaço. Os conflitos entre os personagens se acirram com a chegada de um novo preso, um tipo burguês, batizado pelos outros de "Garoto". Também chamado de "carne nova", o rapaz acaba sendo violentado pelos demais. "Barrela" foi escrita em 1958.

Edições (2)

ver mais
Homens de Papel
Homens de Papel & Barrela

Similares


Resenhas para Homens de Papel & Barrela (1)

ver mais
on 25/12/22


Meu primeiro contato com esse texto foi por extremo acaso, assistindo uma turma de alunos da Macunaíma (em São Paulo) quando fui visitar a escola. Uma história que me arrancou algumas lágrimas, devo confessar. Um choque de realidade que nos faz pensar mais sobre o mundo lá fora.... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 69
5
ranking 45
45%
4
ranking 42
42%
3
ranking 10
10%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

39%

61%

Tito
cadastrou em:
07/08/2010 02:14:07