História e Tradições da Cidade de Pelotas

História e Tradições da Cidade de Pelotas Mário Osório Magalhães


Compartilhe


História e Tradições da Cidade de Pelotas





A cidade teve um formação original dentro do Estado: foi núcleo das charqueadas. As charqueadas, fazendo fortunas, possibilitaram o ócio. Com o ócio veio a leitura, o refinamento, o contato com a Europa. Ora, imagine-se isso tudo ocorrendo na vizinhança de populações rudes e agrestes, eminentemente rurais, como eram então as gaúchas! Teria de haver, como realmente houve, uma certa animosidade.
Pela sua importância econômica, a cidade tornou-se, por excelência, um centro industrial e comercial, para onde os tropeiros traziam os gados. E os tropeiros, diante das carruagens, dos teatros, das modas e dos clubes, foram ficando desconfiados, com um pé atrás... A cidade, enquanto isso, ia dando passos à frente.
A dúvida não ficou aqui: passou além. Agora, menos que inveja ou pura maledicência, transformou-se numa gargalhada grande.

Edições (2)

ver mais
História e Tradições da Cidade de Pelotas
História e Tradições da Cidade de Pelotas

Similares

(1) ver mais
Práticas de Linguagem:

Resenhas para História e Tradições da Cidade de Pelotas (0)

ver mais
on 28/2/24


A escrita de Mário Osório Magalhães torna o entendimento de Pelotas algo acessível e prático. Uma cidade com pouco reconhecimento nacional, mas com tamanha influência regional que foi carinhosamente denominada "Princesa do Sul". Enriquecedor é a palavra que denomina esta obra!... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.6 / 9
5
ranking 33
33%
4
ranking 11
11%
3
ranking 33
33%
2
ranking 22
22%
1
ranking 0
0%

39%

61%

Yuri.S
cadastrou em:
09/04/2012 15:24:30

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR