Heavy Metal no Rio de Janeiro e Dessacralização de Símbolos Religiosos

Heavy Metal no Rio de Janeiro e Dessacralização de Símbolos Religiosos Pedro Alvim Leite Lopes

Compartilhe


Heavy Metal no Rio de Janeiro e Dessacralização de Símbolos Religiosos


A Música do Demônio na Cidade de São Sebastião das Terras de Vera Cruz




O local da pesquisa feita por Pedro Alvim é a cidade do Rio de Janeiro e arredores, o foco de seu discurso é a apropriação de símbolos religiosos e seus valores tidos como dados e que são reapropriados – transformados em convenções artísticas pelo metal e seus atores. Para o autor este seria o principal motivo para os preconceitos e ataques sofridos pelo metal em diferentes frentes, principalmente numa cidade como o Rio de Janeiro, altamente ligada à tradições religiosas, não apenas a cristã, e com uma “tradição musical” bastante distante da realidade do metal.

São várias passagens interessantes, como quando somos levados a um verdadeiro tour da entrada da Rua Ceará, na Praça da Bandeira, até o seu limite após a esquina com a Rua Sotero dos Reis. Pedro Alvim descreve um cenário detalhado desses locais da cena carioca, passando pelo Heavy Duty, Garage, “bar do morador”, “bar dos punks”, “bar dos grunges”, bem como seus públicos “específicos”.

O autor passa por muitos aspectos e questões ainda carentes de serem mais profundamente pensados/analisados, como a relação underground/mainstream e a própria configuração da “indústria”, como alternativas utilizadas no meio underground vem sendo adotadas ou reapropriadas pela indústria, que a princípio pode ser entendida como sinônimo de mainstream, ou vice versa, estratégias mainstream sendo adotadas pelo underground, no que isso implicaria? Outro ponto que é levantado no texto é a questão da “auto sustentabilidade” do meio, se isso seria ou é viável.

Pedro Alvim faz um grande estudo passando por várias bandas, locais e eventos da cena carioca, por vezes citando “Garage”, “Rato no Rio”, “Caverna”, “Todas as Tribos”; “Dorsal Atlântica”, “Taurus”, “Bíblia Negra”, “Metalmorphose, etc. O que sem dúvidas, legitima e confere peso ao sei trabalho.

Edições (1)

ver mais

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Rainer Sousa
cadastrou em:
12/07/2013 05:05:25

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR