Gestão Democrática e serviço social

Gestão Democrática e serviço social André Michel dos Santos


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Gestão Democrática e serviço social





FORMATO 15X21 - XX PÁGINAS

Livro publicado com o método M.I.P. - data de inserção no site 12/08/2013

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O livro “Gestão Democrática e Serviço Social: limites e possibilidades de atuação do assistente social na escola pública” é fruto da dissertação de mestrado, apresentada pelo autor em janeiro de 2012, ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação do Centro Universitário La Salle, UNILASALLE/Canoas-RS.
No referencial teórico, o autor procura discutir a escola e suas correlações na contemporaneidade, sinalizando-a no contexto da globalização, com interface no papel da Política Pública de Educação desenvolvida no país após a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educacão Nacional (LDB) de 1996 e o reordenamento da Política Pública de Assistência Social nas últimas duas décadas.
Posteriormente, no livro se discorre sobre a gestão democrática na educação pública, apontando os pressupostos legais que embasam essa premissa e discutindo sobre os instrumentos dispostos e atores a serem envolvidos neste processo, bem como sinalizando-se as possíveis contribuições do Serviço Social para com a democratização da educação.
Em seguida, o autor explana sobre a presença do Serviço Social no Brasil, sinalizando em um breve histórico suas transformações no que se referem a concepções, métodos adotados e direcionamento da práxis dos assistentes sociais, apontando-se o início da inserção do Serviço Social na Política Pública de Educação e discutindo sobre as possibilidades de atuação do assistente social frente a emergente necessidade de enfrentamento às expressões da questão social presentes na educação.
Por fim, depois da análise de dados, o autor ressalta que o assistente social na escola pública, torna-se o profissional referência no que tange à mobilização da comunidade escolar, a partir do desenvolvimento de inúmeras ações, serviços, projetos e programas que promovem o envolvimento da família na educação.
E neste sentido, o autor nos afirma que a formação do profissional de Serviço Social permite-lhe habilidade no trato das expressões da questão social que permeiam o cotidiano da família, apresentando-se o instrumental técnico-operativo que atribuí ao assistente social o dever de fomentar o processo de enganjamento da comunidade escolar na luta pela democratização da escola pública brasileira.

ANDRÉ MICHEL DOS SANTOS

É graduado em Serviço Social pelo Centro Universitário Franciscano – UNIFRA; Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM; Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e Mestre em Educação pelo Centro Universitário La Salle – UNILASALLE, na linha de pesquisa: Gestão, Educação e Políticas Públicas.
Sua experiência profissional está vinculada à atuação em escolas ligadas a Redes filantrópicas de Educação no Estado do Rio Grande do Sul. Há mais de dez anos está inserido em pesquisas com a temática “Serviço Social na Educação”.
Possui experiência na área de Serviço Social, com ênfase em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, serviço social na escola, gestão democrática e assistência social.

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GARCIA edizioni
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13/08/2013 09:58:04

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