Formação histórica da nacionalidade brasileira

Formação histórica da nacionalidade brasileira Oliveira Lima


Compartilhe


Formação histórica da nacionalidade brasileira





Em 1911, Manoel de Oliveira Lima, então famoso diplomata e historiador, proferiu uma série de palestras na Universidade de Sorbonne, em Paris, que posteriormente foi publicada sob o título 'Formation historique de la nationalité brésilienne'.

Por ocasião de sua publicação em francês, já era considerada por historiadores da época uma das melhores obras já escritas sobre a história brasileira. Segundo Gilberto Freyre, “mesmo em português, [a obra] guardará alguma coisa de supranacional no seu modo de resumir dos acontecimentos brasileiros do passado o que eles contêm de interesse humano e não apenas de importância particularmente nacional.”

A presente edição conta ainda com prefácios escritos pelo próprio Gilberto Freyre e por Ernesto Martinenche, além de prólogo escrito por José Veríssimo.

Manoel de Oliveira Lima (Recife, 25 de dezembro de 1867 — Washington, 24 de março de 1928) foi um escritor, crítico literário, diplomata, historiador e jornalista brasileiro. Representou o Brasil em Portugal, na Bélgica, Alemanha, Japão, Venezuela, Inglaterra e Estados Unidos. Em 1924 tornou-se professor de Direito Internacional na Universidade Católica da América e foi também professor-visitante na Universidade de Harvard. Foi Membro-fundador da Academia Brasileira de Letras.

Apaixonado por livros, colecionou-os ao longo de sua vida e montou o terceiro maior acervo sobre o Brasil, ficando atrás apenas da Biblioteca Nacional do Brasil e da biblioteca da Universidade de São Paulo. Oliveira Lima, em 1916, doou a exuberante seção Ibero-Americana de sua biblioteca à renomada Universidade Católica da América, em Washington, a qual contitui, ainda hoje, o maior acervo de brasilianas fora do Brasil. Morreu em 1928 e foi enterrado no cemitério Mont Olivet, em Washington. Em sua lápide não consta seu nome, mas a frase "aqui jaz um amigo dos livros".

História do Brasil / Sociologia

Edições (4)

ver mais
Formação histórica da nacionalidade brasileira
Formação histórica da nacionalidade brasileira
Formação Histórica da Nacionalidade Brasileira
Formação histórica da nacionalidade brasileira

Similares

(1) ver mais
História político-econômica e industrial do brasil

Resenhas para Formação histórica da nacionalidade brasileira (1)

ver mais
Síntese de sempre, nada de novo
on 26/6/11


O autor basicamente reúne os principais fatos do descobrimento do BR até a independência, com um foco maior no papel dos franceses. É tudo aquilo que você já aprendeu no ensino médio, só que mais francês. É uma boa síntese, mas não propõe nenhum olhar novo.... leia mais

Estatísticas

Desejam11
Trocam1
Avaliações 3.8 / 20
5
ranking 30
30%
4
ranking 30
30%
3
ranking 35
35%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

59%

41%

Gabriel
cadastrou em:
23/10/2021 23:03:29
Gabriel
editou em:
23/10/2021 23:03:58

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR