Flores da batalha

Flores da batalha Sérgio Vaz


Compartilhe


Flores da batalha





Estamos numa época de intensas mutações. Aquilo que pode parecer eterno ao nosso olhar, pode estar no mesmo lugar há um bom tempo, de repente se transforma ou simplesmente desaparece. A vida em sociedade, condição que necessariamente demanda que sejamos seres coletivos, parece, por vezes, um sonho cada vez mais distante em função da atmosfera de intolerância que nos assola, ou simplesmente em virtude da indiferença de boa parte de quem deveria, de fato, estar ao nosso lado.
E o que podemos fazer para preservar tudo aquilo que, para nós, é importante? Talvez a resposta seja simples: usar a palavra. Seja a palavra dita ou escrita, é por meio dela que damos voz ao que vemos, sentimos ou vivemos. E é nessa batalha incessante e necessária para sobrevivermos ao deserto de ideias — o qual, muitas vezes, querem tornar em nosso habitat natural — que a palavra de Sérgio Vaz surge viva para reflorestar nosso pensamento de maneira transformadora.
Neste Flores da batalha, Vaz não toma como missão apontar caminhos, estabelecer fronteiras e ditar rumos. Sua estrada é outra. Bem outra, aliás. Sua trilha é a de alargar os horizontes, descolonizar a mente, abrir novos territórios para que a palavra — essa sim — conduza todos os indivíduos a buscarem, nas frestas de seu duro cotidiano, as rotas que possibilitem tornarem-se protagonistas de suas próprias histórias.
Emicida: "Lá em 1924, Mário de Andrade, outro conterrâneo nosso, disse uma das suas mais belas frases: "nós temos que dar uma alma ao Brasil e para isso todo sacrifício é grandioso, é sublime. E nos dá felicidade." Sinto que é isso que Sérgio nos devolve quando nos traz um novo punhado de flores que irão perfumar nosso cotidiano, flores plantadas pelas calçadas, pelos jardins, pelas vielas, pelos barracos, pelas pessoas e que, a cada vez que nos deparamos com elas, nos lembramos que podemos ser astronautas, cientistas, artistas, médicos etc.; no entanto, nossa primeira vocação (a que precisamos exercer melhor) é a de sermos seres humanos. Se seguirmos as flores que Sérgio Vaz nos oferece, é aonde chegaremos."

Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Flores da batalha

Similares


Resenhas para Flores da batalha (11)

ver mais
Poesia, cotidiano, sonhar
on 6/5/23


Gostei muito da leitura desse livro. As poesias do Sérgio Vaz alcançaram lugares do meu coração que eu nem me lembrava mais. São poesias com uma alma tão humana e que tiveram tanto significado pra mim, que senti reavivarem sonhos meus esquecidos há tanto tempo. É sobre ser, (r)existir, se permitir sonhar e construir todos os dias a nossa vida cotidiana, sabendo de todas as dificuldades que ela tem.... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam1
Avaliações 4.5 / 85
5
ranking 62
62%
4
ranking 33
33%
3
ranking 5
5%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

27%

73%

LivroAleatorio
cadastrou em:
28/04/2023 21:23:00
LivroAleatorio
editou em:
28/04/2023 22:03:45

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR