Filosofias africanas

Filosofias africanas Nei Lopes
Luiz Antonio Simas


Compartilhe


Filosofias africanas


uma introdução




Filosofias africanas é uma viagem ao pensamento africano pelos ganhadores do Prêmio Jabuti - Livro do ano.

Num sentido amplo, o termo "filosofia" designa a busca do conhecimento iniciado quando os seres humanos começaram a tentar compreender o mundo por meio da razão. O termo pode também definir o conjunto de concepções, práticas ou teóricas, acerca da existência, dos seres, do ser humano e do papel de cada um no Universo. Na prática acadêmica, é usado para designar o "conjunto de concepções metafísicas (gerais e abstratas) sobre o mundo".

A grande crítica que se faz às tentativas de caracterizar o pensamento tradicional africano como filosofia é a de que, na África, os nativos, defrontados com a grande incógnita que é o Universo, seriam incapazes de ir além do temor e da reverência, próprios das mentes ditas "primitivas".

A partir daí, o chamado "racismo científico", um dos pilares do colonialismo no século XIX - desqualificando as fontes do saber africano conhecidas desde a Antiguidade -, negou a possibilidade de os africanos produzirem filosofia. Então, o reconhecimento como filósofos, no sentido estrito do termo, de pensadores nascidos na África e de uma linha filosófica deles originada só ocorreu a partir do século XX.

Filosofias africanas trata tanto dos saberes ancestrais africanos, sua essência preservada nos provérbios, na diversidade multicultural e nos ensinamentos passados durante gerações por meio da oralidade, quanto da contribuição de filósofos africanos e afrodescendentes contemporâneos na atualização desses saberes, muitos dos quais pautados no decolonialismo. Nei Lopes e Luiz Antonio Simas, de maneira didática, mais uma vez escreveram uma obra que evidencia a complexidade, sofisticação e profundidade do pensamento africano e das perspectivas de mundo que sua filosofia provoca.

Filosofia / História / Não-ficção / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Filosofias africanas

Similares

(5) ver mais
Bantos, malês e identidade negra
Dicionário da História Social do Samba
Enciclopédia brasileira da diáspora africana
Dicionário da Antiguidade Africana

Resenhas para Filosofias africanas (40)

ver mais
on 29/1/21


Muito bom o livro! Nos faz perceber o quanto de ensinamentos, culturas e verdades somos cercados e as vezes esquecemos. Tive uma conexão muito forte com o livro. Leitura fácil, fluida mas que te põe pra pensar. Fiquei querendo saber mais e mais das crenças e saberes. É de uma ancestralidade que cultiva muita tecnologia, experiencia, saber e educação. A introdução de fato te deixa com gostinho de quero mais.... leia mais

Estatísticas

Desejam45
Trocam1
Avaliações 4.3 / 204
5
ranking 52
52%
4
ranking 39
39%
3
ranking 8
8%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

34%

66%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
30/10/2020 13:55:14
Alê | @alexandrejjr
editou em:
11/12/2021 14:30:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR