Filosofia da caixa preta

Filosofia da caixa preta Vilém Flusser


Compartilhe


Filosofia da caixa preta


Ensaios para uma futura filosofia da fotografia




"Filosofia da Caixa Preta - Ensaios para uma futura filosofia da fotografia" é uma obra do filósofo Vilém Flusser, escrita em 1983, na qual o autor busca formular uma teoria filosófica que explique a fotografia. A obra é dividida em nove capítulos intitulados "A imagem", "A imagem técnica", "O aparelho", "O gesto de fotografar", "A fotografia", "A distribuição da fotografia", "A recepção da fotografia", "O universo fotográfico" e "A necessidade de uma filosofia da fotografia".

Flusser não se limita à fotografia mas recorre a ela para explicar relações fundamentais entre humanos e entre humanos e aparelhos na Pós-História. Ele parte da hipótese segundo a qual a invenção das imagens técnicas inaugurou um novo modo de ser (Pós-História) assim como a invenção da escrita inaugura a História:

"(...) seria possível observar duas revoluções fundamentais na estrutura da cultura, tal como se apresenta, de sua origem até hoje. A primeira ocorreu aproximadamente em meados do segundo milênio a.C., pode ser captada sob o rótulo "invenção da escrita linear" e inaugura a História propriamente dita; a segunda, que ocorre atualmente, pode ser captada sob o rótulo "invenção das imagens técnicas" e inaugura um modo de ser ainda dificilmente definível".

Artes / Ensaios

Edições (3)

ver mais
Filosofia da Caixa Preta
Filosofia da Caixa Preta
Filosofia da caixa preta

Similares

(4) ver mais
A câmara clara
O Último Juízo: Gerações I
O Último Juízo: Gerações II
Filosofia da Caixa Preta

Resenhas para Filosofia da caixa preta (14)

ver mais
Um filosofia da sociedade pós-industrial
on 16/12/12


Vilém-Flusser, neste seu ensaio, levanta diversas questões inquietantes, levando a problematizar se em nossa sociedade atual, o paradigma do materialismo histórico e das classes sociais definidas a partir da propriedade, sãi ainda suficientes para compreendê-la. A fotografia é o exemplo que ele utiliza, seu valor não está mais no papel que a contém, a propriedade, neste caso, possui um valor irrisório, pois o valor está na informação que tal objeto comporta. Flusser vai brincando com... leia mais

Estatísticas

Desejam56
Trocam2
Avaliações 4.2 / 276
5
ranking 46
46%
4
ranking 36
36%
3
ranking 15
15%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

39%

61%

Capanema
cadastrou em:
07/09/2010 14:12:39
burguês safado
editou em:
02/04/2022 03:10:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR