Chico Buarque sempre foi reconhecido como um dos poetas que mais sensivelmente captam o feminino e o exprimem, traduzindo-o em palavras e música. Em sua Lírica entranhadamente corporal, emerge o ser e a fala da mulher, de uma perspectiva por vezes espantosamente feminina. É esta a proposta do livro: um estudo temático das letras que modulam o feminino, e que utilizará uma abordagem ora sociológica, ora psicanalítica - inevitável quando se trata de "questões de gênero". Apontam-se entre outros tópicos, a mulher "órfica" e a mulher "prometéica"; a ordem da festa e a ordem do trágico; a ruptura com o discurso habitual sobre a mulher; e a sobreposição das imagens da mulher e da cidade, mesclando o afetivo e o social, o sexual e o político. Partindo da vinculação do tema das mulheres ao da marginalidade social, chega-se à questão do Desejo - não exclusivamente feminino, mas do ser humano, macho e fêmea. Com efeito, é impossível tratar-se da mulher, sem que se desvende também o homem, sem que o masculino seja convocado: é no contexto de uma intensa relação afetiva que se flagra o fundamental do feminino. E é por isso que se acabará deslizando inescapavelmente para o terreno dos afetos, obrigando-nos a descortinar o poderoso filão da lírica amorosa do Autor. Os temas da mulher e do amor, que por sinal entraram juntos na poesia ocidental, são reciprocamente aferidos. Mas as 'Figuras do Feminino' que o título deste volume evoca não se restingirão à alta poesia de Chico Buarque: dirão respeito também a figurações de que a mulher brasileira se reveste na pintura. Assim, as reproduções de DiCavalcanti, Ismael Nery, Vicente do Rêgo Monteiro, Volpi, entre outros, estabelecerão - pela mera oposição - um diálogo texto-imagem de grande eficácia.