EVASÃO NO ENSINO À DISTÂNCIA

EVASÃO NO ENSINO À DISTÂNCIA VALTER JOAQUIM DOS SANTOS


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EVASÃO NO ENSINO À DISTÂNCIA


FORMAÇÃO CONTINUADA DOS AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA




A evasão escolar é um problema que afeta a educação em todo o mundo, mas, demonstra-se elevada nos países em desenvolvimento como é o caso do Brasil. Esta realidade não está presente somente nas salas de aula convencionais, mas também na teleducação, Zentgraf (2007, p. 3).

Nossa pesquisa visou identificar os motivos preponderantes da evasão nos cursos da modalidade de ensino a distância para formação continuada disponibilizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJ), por meio da Segurança e Educação ao Alcance de Todos (SEAT), em parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (SEJUSP/MT) e Academia Nacional de Polícia (ANP-DPF), no município de Rondonópolis, Estado de Mato Grosso.

O fato de que os agentes de segurança pública desempenham uma atividade que necessita de disponibilidade de tempo é um aspecto que direciona os mesmos na busca pelo ensino a distância, devido à flexibilidade no horário, dessa forma, este estudo foi oportuno para discutir o aproveitamento real desta forma de estudo, levando-se em consideração a evasão.

É relevante também que os alunos identifiquem aspectos motivadores no desenvolvimento de um curso de ensino a distância, sendo essencial avaliar se o elemento limitador que leva a desistência da teleducação se relaciona ao domínio da tecnologia por parte dos próprios alunos ou a falta de núcleos regionais e, consequentemente, de suporte para auxiliar no processo ensino/aprendizagem.

No que se refere a área de segurança pública do município de Rondonópolis, o desenvolvimento deste estudo foi viável e oportuno, pois a formação dos agentes de segurança pública, possibilita profissionais mais capacitados, dessa forma, a evasão escolar deve ser um tema debatido em nível de importância social.

Ao término do presente estudo, apresentamos como forma de demonstrar não apenas as questões relacionadas com a evasão do ensino a distância, mas a própria importância que esta forma de educação tem para o aprimoramento profissional, especialmente de pessoas que trabalham na segurança pública, em que o horário de trabalho e as dificuldades em participar de um curso com modelo presencial tradicional, fazem do ensino a distância uma oportunidade no aprimoramento educacional.

Muito embora a tecnologia esteja disponível para todas as pessoas, atualmente, ainda se encontram indivíduos com dificuldade de acesso aos meios de comunicação com esta tecnologia, assim, nem todos possuem acesso a um computador com internet o que prejudica o bom andamento das atividades educacionais no ensino a distância, podendo se transformar num empecilho para a continuidade do curso e, aumentando os índices de evasão.

No caso específico, este estudo foi constatado a partir dos esclarecimentos dos agentes que fizeram parte da pesquisa, que dentre os motivos da desistência do curso está a falta de tempo, de computador com acesso a internet e falta de monitoria regional, o que prejudica a comunicação dos alunos com a instituição de ensino.

É importante salientar que as ferramentas da tecnologia da informação são essenciais para a qualificação educacional, mas, o domínio destes instrumentos é essencial, sendo que não ocorrendo esta possibilidade, a falta de conhecimento de uso da tecnologia acaba constituindo um fato preponderante no estímulo da evasão na modalidade de ensino a distância.

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Prof Filipe Fernandes
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03/03/2016 00:43:17

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