Euclides da Cunha - Esboço Biográfico

Euclides da Cunha - Esboço Biográfico Roberto Ventura


Compartilhe


Euclides da Cunha - Esboço Biográfico


Retrato Interrompido da Vida de Euclides da Cunha




Roberto Ventura estava a ponto de terminar sua pesquisa sobre Euclides da Cunha quando um acidente automobilístico abreviou-lhe a vida, em 14 de agosto de 2002. Marcia Zoladz, mulher de Roberto, e o amigo Mario Cesar Carvalho localizaram no computador do autor o arquivo que armazenava os originais do trabalho em andamento, nomeado como "Euclides da Cunha - uma biografia". O texto tinha estrutura de uma biografia clássica: ia do nascimento à morte de Euclides da Cunha.

Os organizadores de Retrato interrompido da vida de Euclides da Cunha - o jornalista Mario Cesar Carvalho e o professor José Carlos Barreto de Santana - entenderam que, por seu tamanho e conteúdo, o arquivo correspondia ao esboço da biografia que o autor vinha escrevendo. Roberto Ventura pesquisava a vida de Euclides da Cunha havia mais de dez anos. Os sertões, o clássico de Euclides sobre a campanha de Canudos publicado em 1902, interessava a Ventura por seu caráter híbrido: uma obra que, para alcançar uma interpretação do Brasil, equilibrava-se entre a literatura, a história e a ciência. Euclides o fascinava por sua vida contraditória, que lembra a de um personagem romanesco, repleto de conflitos e decepções.

Roberto Ventura realizou um rigoroso levantamento documental. Para dar conta da personalidade complexa de seu biografado, entrevistou descendentes de Euclides e de seus contemporâneos, recuperou documentos, dialogou com os principais autores de ensaios sobre o autor e sobre Canudos. A curiosidade de Ventura por seu objeto era tamanha que almejava elucidar mesmo pequenas idiossincrasias de Euclides, como a de preferir ser fotografado de perfil. O biógrafo se perguntava se Euclides era vesgo ou estrábico, ou se apenas evitava ter o rosto registrado de frente por conta do tamanho desproporcional das orelhas.

O grande mérito do texto, porém, é a idéia de aproximação de destino entre Euclides e Antônio Conselheiro que Roberto Ventura vinha aprofundando. O biógrafo entendia que o Conselheiro era uma combinação de projeção psicanalítica e criação literária de Euclides.

Os paralelos entre a vida dos dois estão espalhados em vários textos de Roberto, inclusive nesta biografia interrompida. Ambos eram órfãos, tiveram uma experiência traumática com o adultério, foram construtores - Euclides de pontes e o Conselheiro de igrejas - e tiveram trajetórias marcadas pelo advento e pela consolidação da República. Para Ventura, Antônio Conselheiro seria a encarnação dos piores fantasmas do jornalista e engenheiro Euclides da Cunha, de personalidade notoriamente angustiada.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Não-ficção

Edições (2)

ver mais
Euclides da Cunha
Euclides da Cunha - Esboço Biográfico

Similares

(3) ver mais
A terra, o homem, a luta
Sertão, sertões
Os Sertões

Resenhas para Euclides da Cunha - Esboço Biográfico (1)

ver mais
Incrivel
on 28/7/09


Mesmo que não seja exatamente o que o Roberto queria publicar, o livro é maravilhoso. É precisa agradecer aos organizadores, Mario Cesar Carvalho e Jose Carlos Barreto de Santana, por terem trazido a luz tão incrível obra. Uma pena não termos hoje mais o prazer de discutir Euclides com o saudoso Roberto Ventura. Sua perda foi irreparável... ... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 11
5
ranking 50
50%
4
ranking 25
25%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

69%

31%

gegefonseca
cadastrou em:
28/07/2009 18:30:24
Billy
editou em:
17/06/2021 21:14:23