Esfinge

Esfinge Coelho Neto


Compartilhe


Esfinge





"Esfinge", de Coelho Neto, foi o Frankenstein Brasileiro. Uma obra única na literatura brasileira que, publicada em 1908, abordou de forma pioneira temas como alquimia, terror, ficção científica e transexualidade, tudo no Rio de Janeiro do começo do século 20.

A história conta o cotidiano da pensão de Miss Barkley, que é habitada por pessoas das mais diferentes ocupações. A rotina da casa de pensão é alterada com a chegada de James Marian, um hóspede inglês excêntrico e recluso. Sua presença causa espanto e admiração em todos devido à sua aura de mistério e a uma peculiaridade física: ostenta um rosto de beleza feminina mas tem um esbelto e forte corpo masculino.

O narrador da história, em determinado momento, conquista a confiança do inglês, que confia-lhe então um manuscrito de sua autoria contendo o relato de sua vida, narrando desde a infância até o presente momento. Mergulhado em uma narrativa fantástica, cheia de misticismo, encanto, terror e tragédia, o protagonista desvendará o segredo por trás da aparência ambígua de James Marian, e partilhará do desespero de um homem em busca da solução do mistério que atormenta sua própria alma.

Esta edição é ilustrada, conta com algumas notas e prefácio do editor, um esclarecedor prefácio do acadêmico e professor associado da Universidade Federal de Goiás Alexander Meireles da Silva, e com um posfácio da especialista em literatura latino-americana e professora associada da University of Florida, Mary Elizabeth Ginway.

Horror / Terror

Edições (1)

ver mais
Esfinge

Similares

(31) ver mais
O Testamento de Magdalen Blair
A Freira no Subterrâneo
Demônios
Demônios em quadrinhos

Resenhas para Esfinge (4)

ver mais
Um clássico do gótico nacional
on 17/10/23


Aclamado "O Príncipe dos Prosadores", Henrique Maximiliano Coelho Neto foi, em sua época, mais famoso que o Bruxo do Cosme Velho. Membro fundador da Academia Brasileira de Letras, escreveu mais de 120 livros, entre romances, contos, crônicas e teatro. Utilizou mais de 5.000 palavras da língua portuguesa em seus escritos. Foi um dos poucos escritores daquela época a ter sua obra traduzida para diversos países. Ainda assim, sua vastíssima obra encontra-se esgotada (há décadas) nas editor... leia mais

Estatísticas

Desejam16
Trocam1
Avaliações 3.8 / 23
5
ranking 25
25%
4
ranking 46
46%
3
ranking 29
29%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

39%

61%

Fernando
cadastrou em:
21/06/2020 14:41:45

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR