Os textos que formam o conjunto deste livro são resultados de 12 anos de trabalho no magistério e da experiência como professora, das conversas, das angústias e dos prazeres vivenciados com colegas docentes que sofrem os revezes dessa profissão tão indispensável quanto injustamente mal assistida pela sociedade e por nós mesmos, professores, que, por vezes, descremos da nossa força e de que muitas ações que impulsionam a educação estão ligadas à nossa intencionalidade como sujeitos.
Em Escola não é Circo, Professor não é Palhaço - intencionalidade e educação, o sentido é resgatar e evidenciar o valor do professor, que é garimpeiro de valores e mensageiro de esperanças e, ao mesmo tempo, enfatizar a importância da escola como instituição que educa e ajuda a formar e a transformar os indivíduos,mas que não pode abarcar todas as mazelas existentes na sociedade, servindo como um grande depósito de problemas.
Professor e escola devem buscar assim toda a seriedade e a responsablidade pelas quais são chamados a lutar por esta nobre e desafiadora tarefa que consiste o educar.