Esaú e Jacó

Esaú e Jacó Machado de Assis


Compartilhe


Esaú e Jacó (Clássicos da Literatura)





O título é extraído da Bíblia, remetendo-nos ao Gênesis, é à história de Rebeca, que privilegia o filho Jacó, em detrimento do outro filho, Esaú, fazendo-os inimigos irreconciliáveis. A inimizade dos gêmeos Pedro e Paulo, do romance de Machado, não tem causa explícita, daí a denominação de romance "AB OVO" (desde o ovo).



É o romance da ambigüidade, narrado em 3ª pessoa, pelo Conselheiro Aires. Pedro e Paulo seriam "os dois lados da verdade".



À medida que vão crescendo, os irmãos começam a definir seus temperamentos diversos: são rivais em tudo. Paulo é impulsivo, arrebatado, Pedro é dissimulado e conservador - o que vem a ser motivo de brigas entre os dois. Já adultos, a causa principal de suas divergências passa a ser de ordem política - Paulo é republicano e Pedro, monarquista. Estamos em plena época da Proclamação da República, quando decorre a ação do romance.



Até em seus amores, os gêmeos são competitivos. Flora, a moça de quem ambos gostam, se entretém com um e outro, sem se decidir por nenhum dos dois: é retraída, modesta, e seu temperamento avesso a festas e alegrias levou o Conselheiro Aires a dizer que ela era "inexplicável". O conselheiro é mais um grande personagem da galeria machadiana, que reaparecerá como memorialista no próximo e último romance do autor: velho diplomata aposentado, de hábitos discretos e gosto requintado, amante de citações eruditas, muitas vezes interpreta o pensamento do próprio romancista.



As divergências entre os irmãos continuam, muito embora, com a morte de Flora, tenham jurado junto a seu túmulo uma reconciliação perpétua. Continuam a se desentender, agora em plena tribuna, depois que ambos se elegeram deputados, e só se reconciliam ao fim do livro com novo juramento de amizade eterna, este feito junto ao leito da mãe agonizante.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (8)

ver mais
Esaú e Jacó
Esaú e Jacó | Memorial de Aires
Esaú e Jacó
Esaú e Jacó

Similares

(20) ver mais
Memórias Póstumas de Brás Cubas / Quincas Borba
Dom Casmurro
Poesia completa de Alberto Caeiro
Poesia Completa de Álvaro de Campos

Resenhas para Esaú e Jacó (7)

ver mais
Cadê a versão pra TV, hein?
on 1/9/10


Esse livro tem um desenrolar que vai acompanhando a história do país de uma forma bem suave e tocante. Infelizmente o final não foi como imaginei, mas a história com certeza daria uma excelente minissérie da Globo. Nada contra a versão televisiva de "Dom Casmurro", mas acho que esse aqui teria muito mais história para contar do que aquele simples, porém belo, livro. Aqui, o autor conversa com o leitor na medida em que os fatos vão decorrendo, o que deixa a leitura mais leve e até div... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam9
Avaliações 3.7 / 231
5
ranking 29
29%
4
ranking 33
33%
3
ranking 29
29%
2
ranking 7
7%
1
ranking 2
2%

34%

66%

Prof. Edivaldo
cadastrou em:
10/01/2015 15:29:40
Jeanine
editou em:
08/09/2023 17:15:56