Ensaio sobre a Lucidez

Ensaio sobre a Lucidez José Saramago


Compartilhe


Ensaio sobre a Lucidez





Num país indeterminado decorre, com toda a normalidade, um processo eleitoral. No final do dia, contados os votos, verifica-se que na capital cerca de 70% dos eleitores votaram branco. Repetidas as eleições no domingo seguinte, o número de votos brancos ultrapassa os 80%.

Receoso e desconfiado, o governo, em vez de se interrogar sobre os motivos que terão os eleitores para votar branco, decide desencadear uma vasta operação policial para descobrir qual o foco infeccioso que está a minar a sua base política e eliminá-lo. E é assim que se desencadeia um processo de ruptura violenta entre o poder político e o povo, cujos interesses aquele deve supostamente servir e não afrontar.

Ensaio sobre a Lucidez, o romance de José Saramago, constitui uma representação realista e dramática da grande questão das democracias no mundo de hoje: serão elas verdadeiramente democráticas? Representarão nelas os cidadãos, os eleitores, um papel real, e não apenas meramente formal?

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (6)

ver mais
Ensaio sobre a lucidez
Ensaio sobre a Lucidez
Ensaio sobre a lucidez
Ensaio sobre a Lucidez

Similares

(7) ver mais
Objecto Quase
Claraboia
Luiz Gama
Ai! Que Preguiça!

Resenhas para Ensaio sobre a Lucidez (294)

ver mais
on 2/7/23


Ensaio sobre a Lúcidez é um tratado de conscientização política. Todo governo tem apenas o poder que o povo lhe dá. Assim, logo no prólogo, a população de um certo país vota em branco... em massa. Saramago descreve a confusão dos políticos, a repressão do que alguns considerariam como um ato terrorista contra a democracia e a possibilidade de uma influência internacional (um vago aceno a Revolução Francesa e outros levantes que ainda assombram a Europa). O que mais chama a ... leia mais

Estatísticas

Desejam1.655
Trocam10
Avaliações 4.2 / 3.861
5
ranking 47
47%
4
ranking 35
35%
3
ranking 14
14%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

34%

66%

Ricardo Silva
cadastrou em:
27/04/2020 10:11:35

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR