Esta é mais uma obra de pesquisadores do Instituto de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável (Instituto EDUCAMPO), da Universidade Federal de Santa Catarina, traduzindo as suas vivências e produção de conhecimentos junto aos povos do campo, agora difundidas com esta publicação. Apresenta um conjunto de temas e verdadeiros problemas que se relacionam, como Estado e políticas públicas; políticas públicas e práticas pedagógicas; trabalho, educação e escola; campo e educação do campo; o papel dos movimentos sociais na indagação da política educacional. Todos os textos, cujos referenciais teóricos preponderantes se assentam no materialismo histórico dialético, refutam a hierarquia campo e cidade, e assim reforçam a discussão sobre a luta dos trabalhadores. Enfim, na Educação do Campo se concentra a expectativa de uma educação fundamentada na emancipação social. Este livro enseja aos seus leitores uma valiosa ocasião de familiarizarem-se com os reais dilemas da Educação do Campo e do próprio campo brasileiro. É uma tomada de consciência possível pela leitura de práticas coletivas desenvolvidas em todo o país envolvendo educação e campo.
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