Essa obra tem o objetivo de contribuir para a democratização do ensino no Brasil, pois, por
mais que avanços nesse sentido já sejam notados, ainda é visível o abismo que separa uma parte dos
estudantes brasileiros de outra parte menos privilegiada. Em tempos de pandemia, esse abismo é ainda
mais palpável: enquanto há alunos que podem participar de aulas remotas, por meio de plataformas
bem estruturadas e direcionadas, há alunos em cima de árvores procurando sinal de internet para
conseguirem assistir às aulas.
Esse segundo volume do livro “Educação: Dilemas Contemporâneos”, que prossegue com seus
objetivos de reflexão sobre a educação, acolhe ainda mais discussões relativas às situações que envolvem
os processos educativos, em especial aos que acontecem no ambiente escolar. Assim, focalizam-se, em
primeiro lugar, as figuras dos alunos e dos professores.
No primeiro capítulo, será discutida a atuação do professor na Educação Infantil, etapa crucial
para a formação do indivíduo. Nesse mesmo sentido, ainda na primeira etapa da educação básica, há
um capítulo destinado à análise e reflexão sobre a figura da criança na Educação Infantil, a fim de se
perceber como ela é concebida pelos agentes educativos.
Mais adiante, há um capítulo que trata da questão da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no
Brasil. Além de se debater questões relativas à essa modalidade de ensino, discute-se também a
relevância da Educação Ambiental.
Os últimos capítulos, não menos importantes, tratam do discurso filosófico (em especial o
discurso que estabelece o elo entre aluno e professor) no ambiente escolar e da Maiêutica socrática
como metodologia de ensino.
Educação