A educação é muito complexa para, em qualquer momento da história, existir sem
dilemas. Por isso mesmo é que o debate e as reflexões sobree o tema são sempre presentes
no meio acadêmico. Nesse contexto, a obra “Educação: dilemas contemporâneos” constituise de quinze capítulos, organizados com o propósito de contribuir com as discussões acerca
das questões mais relevantes à educação nacional.
A escola, principal instituição da educação formal, é construída de forma histórica.
Depois de existir por muito tempo apenas em função da elite brasileira, a escola passou a ser
um bem garantido a todos os indivíduos – não sem muita luta. Antes disso, a classe mais
pobre da sociedade não tinha espaço na educação formal. A escola pública e obrigatória para
todas as pessoas só começou nos séculos XVIII e XIX.
Nesse contexto histórico que envolve a educação brasileira, a Constituição de 1988
contribuiu, significativamente, com a democratização do ensino. Contemporaneamente, por
mais que avanços sejam nítidos, há muito ainda a ser organizado e democratizado na
educação brasileira, em suas várias modalidades e níveis. A presente obra almeja contribuir
com as discussões sobre a educação.
Esse livro contempla assuntos cruciais para a educação contemporânea brasileira;
reflete-se sobre a educação inclusiva e o atendimento dos alunos com necessidades
educacionais especiais, como surdez e cegueira; além disso, levanta-se uma discussão sobre
a inclusão de alunos com altas habilidades e superdotação – tema muito pouco difundido no
meio acadêmico.
As tecnologias influenciam o mundo de uma forma assaz severa. Nesse livro, tratase do acesso à internet, uma das principais tecnologias novas, e também do acesso (ou
impossibilidade de acesso) a outras tecnologias pelos professores. Nesse campo das novas
tecnologias, insere-se a escola pública de tempo integral: modelo de educação no qual, para
que haja aceitabilidade e eficácia no processo de ensino e aprendizagem, é inevitável o
investimento expressivo em tecnologias e formação de professores. A educação em tempo
integral é tema presente nessa obra, que também reflete sobre os estudos de gênero e a
educação do campo no Brasil.
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