Economia da cultura

Economia da cultura Ana Carla Fonseca Reis...


Compartilhe


Economia da cultura


ideias e vivências




Uma economia da cultura propõe-se à temeridade de um balizamento multidimensional, de condutas sociais. Detectar a sua produção, e o aparelho que a garante, deve escapar à ideia de gestão e sua rede, inseridas num espaço ortodoxo de desenvolvimento. É no prisma do simbólico que ela foge a toda articulação clássica de fluxos e cadeias setoriais, ou de canais de circulação, ou das ditas tecnologias produtivas. Vamos, sim, àquele intangível de resultados em que se manifesta a dita “vida do espírito” ou a propriedade intelectual, para de fato aninhar-se na mais sutil das dimensões, no processo histórico, em que se assentam a identidade e o dado inconsútil de nosso “ser de ação”.
Gestões políticas ou abordagens – tal como se abre neste estudo pioneiro – apontam ao próprio desse universo, em que ganham outra sintaxe expressões como “mapear”, “fluxos” ou “interagir” com a economia e a tecnologia, ou definir o insight e não a captura de um desempenho. A cultura pervade a modernidade, com outra medida e surpresa que a das escalas definidas, aparentes, de mudança. Estaria no limiar destes cenários caprichosos para uma nova revelação na ribalta urbana e, nela, de cidades em que, de fato, brota a sua efervescência. Seria o caso, como recados antecipados, de Barcelona, Londres ou Amsterdã.
O presente trabalho é desbravador, no enfrentar essas perplexidades, mas resulta, enquanto é fiel a um novo sintagma, e reconhece as transposições do mundo das realidades mensuráveis, sabendo da cautela das ambições de um planejamento estratégico ou da pobreza do real, assimilado ao dito normal. A práxis aí está na bateia da reflexão, e tem que ter a temeridade como método, e a cautela para chegar ao mais além que diga para, de fato, descobrir e responder pelo seu recado.

- Candido Mendes

Artes / Economia, Finanças / Ensaios / Negócios e Empreendedorismo

Edições (1)

ver mais
Economia da cultura

Similares


Resenhas para Economia da cultura (1)

ver mais
Economia da Cultura
on 10/7/21


Formado de vários artigos de Mestres, Doutores e especialistas em suas áreas de atuação, este livro comunica de forma clara e objetiva os principais conceitos relativos aos debates sobre a cultura e seu papel no desenvolvimento econômico. Os autores retomam várias vezes a importância dada a cultura desde o Iluminismo e seu atrelamento econômico no séc. XXI, dada a necessidade do Estado em desenvolver suas cadeias industriais. Esclarecem as diferenças entre macroeconomia e microeconomi... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

miguelogin
cadastrou em:
10/07/2021 14:03:54
miguelogin
editou em:
10/07/2021 14:04:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR