Duas novelas de amor

Duas novelas de amor Fernando Sabino


Compartilhe


Duas novelas de amor





O que há em comum entre uma jovem seduzida pelo pai adotivo e uma solitária mulher de meia-idade diante do ex-marido? - pergunta Fernando Sabino na introdução a estas Duas novelas de amor. Uma e outra, ele próprio responde, pertencem àquilo a que se convencionou chamar "o universo feminino", que, da infância à idade madura, se compraz na existência do amor.

É, sem dúvida, de amor que tratam as duas novelas aqui reunidas. Do amor nascendo na Silviana de "O outro pai" - um amor juvenil, impregnado de desejo e culpa, que a conduzirá em seu trajeto de menina a mulher. E do amor morrendo em Ester - um amor maduro que termina, desfiando cumplicidades e decepções ao longo de uma "Noite única".

Amor e renúncia em diferentes momentos da vida de duas mulheres são os elementos comuns a ambas essas narrativas de Fernando Sabino, um dos mestres da literatura brasileira do século XX, apresentando-se aqui num dos gêneros literários que o consagraram: a novela.

Infantojuvenil / Literatura Brasileira / Romance

Edições (2)

ver mais
Duas Novelas de Amor

Similares


Resenhas para Duas novelas de amor (4)

ver mais
Fernando em essência
on 28/4/10


"O Outro Pai" eu já conhecia, pois já havia lido "Os Movimentos Simulados". Foi bom rever um trecho do romance. É uma visão diferente da possibilidade de amor - quando não há mais proibições, por que os pudores ainda permanecem? A outra história, "Noite Única", me envolveu de uma forma muito intensa porque trata da solidão e da companhia inesperada, mas óbvia. Porque a vida é assim. Somos perseguidos pelos casos mal resolvidos. Adorei o livrinho. Adoro o FS.... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam5
Avaliações 3.4 / 143
5
ranking 17
17%
4
ranking 29
29%
3
ranking 32
32%
2
ranking 20
20%
1
ranking 2
2%

20%

80%

jardel
cadastrou em:
19/01/2024 17:55:41