Este livro se propõe as falar sobre as redes digitais de relacionamento ou o mundo das mídias sociais, analisando como pode ser interpretado esse fenômeno social, econômico, político e cultural baseado na Internet.
A chamada Web 2.0, que tem no centro os consumidores produzindo conteúdo e querendo conversar com as marcas, não é mais uma brincadeira, como há quem
ainda acredite. O negócio é tão sério que já virou tese de doutorado e
integra o planejamento estratégico de grandes corporações.
Quando Coca-Cola, Microsoft, IBM, Wal-Mart, LG, Nokia, Editora Abril,
Tecnisa e Rede Globo entram com disposição nesse universo, vale a pena refletir por que outras marcas ainda não tiveram coragem para fazer o mesmo
movimento (trechos extraídos da "Apresentação" do livro, escrita por Manoel Fernandes, organizador da obra).
A obra é uma redação coletiva, onde cada autor foi convidado a falar de um tema específico. Alguns capítulos da obra:
- A convergência digital – onde tudo começou
- Que mundo é este?
- A era do autor 2.0
- É possível controlar este mundo?
- Relevância e audiência: a importância do capital social
- Reinventar ou morrer! Ou esqueça a publicidade e a comunicação da forma como as conhecemos hoje!
- Qual o papel de uma agência de mídias sociais
- Neste novo mundo digital, um conselho real: fique com um olho no gato e outro no mouse
- O caminho para a Web 3.0.