Do Bom Selvagem ao Bom Revolucionário

Do Bom Selvagem ao Bom Revolucionário Carlos Rangel


Compartilhe


Do Bom Selvagem ao Bom Revolucionário





Esta reflexão, polêmica e iconoclasta, é um verdadeiro exercício de desmistificação das concepções que os sul-americanos têm de si. Segundo o autor, essas concepções criam um mecanismo psicológico compensatório das próprias mazelas, na criação de inimigos indefinidos e de problemas sem solução.




Do bom selvagem ao bom revolucionário é o primeiro ensaio contemporâneo sobre a civilização latino-americana que fornece uma interpretação nova e provavelmente exata. Isto significa que (como primeira condição de uma interpretação exata) o autor submete a uma rigorosa crítica as interpretações ora em voga. Por essa razão, o presente volume é indispensável para a compreensão não só da América LAtina, como também de uma boa parte do mundo, onde se reproduzem os mesmos fracassos, as mesmas incapacidades e as mesmas ilusões.




Além do seu objetivo imediato e do seu caso específico, a obra de Carlos Rangel constitui uma reflexão geral sobre a discrepância entre o que uma sociedade realmente é e a imagem que ela tem de si própria. A partir de que ponto essa separação se torna dilatada demais para ser compatível com o controle da realidade?


Esta é a pergunta de cuja resposta nos aproximamos através da história da América espanhola e por meio do confronto entre seus "mitos" e suas "realidades".

Edições (2)

ver mais
Do Bom Selvagem ao Bom Revolucionário
Do Bom Selvagem ao Bom Revolucionário

Similares

(1) ver mais
Mitos e Falácias sobre a América Latina

Estatísticas

Desejam6
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 3
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

59%

41%

Marcelo Catanho
cadastrou em:
07/01/2014 16:23:31

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR