Dívida

Dívida David Graeber


Compartilhe


Dívida


Os Primeiros 5.000 Anos




Estrondoso sucesso nos Estados Unidos e nos vários países onde foi traduzido, Dívida: os primeiros 5.000 anos é não apenas um dos mais importantes livros de história e antropologia econômicas dos últimos tempos, mas também uma obra fundamental para entender o atual estágio do capitalismo.
Nele, o antropólogo americano David Graeber apresenta em nova perspectiva a história da dívida e do crédito, bem como da origem do dinheiro.
A análise abrangente de Graeber põe em xeque mitos dos estudos econômicos, como o de que o dinheiro teria sido inventado para substituir o escambo. O antropólogo demonstra que, antes mesmo da criação da moeda, existiram civilizações que lidaram com elaborados sistemas de endividamento e comércio.
O aparecimento do dinheiro trouxe consequências violentas para as sociedades, e a dívida, antes ligada à reciprocidade e à troca de favores, tornou-se um instrumento de escravização, dominação e guerra - como continua a ser, ainda hoje.
Uma fascinante e inédita história da civilização emerge neste livro, com ênfase na dimensão social das relações econômicas e uma crítica radical ao modo como o capitalismo, por meio do endividamento, produz controle e destruição.

Economia, Finanças / História / Sociologia

Edições (3)

ver mais
Dívida
Dívida
Dívida

Similares

(22) ver mais
Civilização
Guia de Análise da Economia Brasileira
O Anarquismo no Século XXI e outros ensaios
Pescando Tolos

Resenhas para Dívida (2)

ver mais
Antropólogo contra as dívidas
on 26/3/21


Grande demonstração de conhecimento (mais de 100 páginas de referências) a serviço do Occupy Wallstreet. A antropológica é interessante, a parte econômica não. Os fatos são torturados ao máximo para levar a conclusão de que dívidas não devem ser pagas, mas sim perdoadas; e que o dinheiro é mau, bom era a troca humana, sem uso de dinheiro, como nas tribos c de séculos atrás.... leia mais

Estatísticas

Desejam74
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 21
5
ranking 52
52%
4
ranking 24
24%
3
ranking 19
19%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

55%

45%

Marcelo Catanho
cadastrou em:
25/02/2016 15:36:39