Diversidades Sexuais

Diversidades Sexuais MEC


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Diversidades Sexuais #08


Saúde e Prevenção nas Escolas




Este fascículo traz uma série de oficinas e textos sobre o tema diversidade sexual,
focado, prioritariamente, no desconhecimento que a maioria das pessoas tem sobre
as diferentes possibilidades de expressão e vivência da sexualidade. Acreditamos que, para
diminuir os padrões de desigualdade e violência existentes no Brasil hoje, é necessário
valorizar-se a diferença, situando-a no terreno da ética, dos Direitos Humanos e da
emancipação.
Correlacionando gênero, sexualidade, identidade de gênero e orientação sexual, este
fascículo propõe uma metodologia participativa, em que adolescentes e jovens são vistos
como sujeitos ativos em todo o processo, a partir de uma perspectiva inclusiva onde
se reconheça e se respeite a pluralidade das identidades e dos comportamentos
relacionados à sexualidade.
O fascículo Diversidades Sexuais inicia-se com um texto que descreve, brevemente,
alguns conteúdos sobre o tema. Algumas atividades práticas são propostas sempre com
a intenção de se estabelecer uma reflexão crítica e problematizadora a qual permita,
inclusive, identificar a vulnerabilidade específica em relação ao HIV/aids a que estão
expostos(as) adolescentes e jovens da comunidade LGBT – lésbicas, gays, bissexuais,
travestis e transexuais – comumente excluídos e discriminados no espaço público.
Tanto os textos quanto as atividades práticas baseiam-se nas publicações: Diversidade
Sexual na Escola: uma metodologia de trabalho com adolescentes e jovens (CORSA/ECOS,
2008) e Gênero e Diversidade Sexual na Escola: reconhecer diferenças e superar
preconceitos (SECAD/MEC)1. Levaram em conta, principalmente, as necessidades dos(as)
adolescentes e jovens apontadas por ativistas que participaram de sua elaboração.
Cada oficina descreve, minuciosamente, cada passo da proposta visando a facilitar
a sua aplicação pelo(a) educador(a) entre pares. Segue o roteiro abaixo:
Objetivo: o que se pretende obter com a aplicação da oficina.
Material: o que é necessário ter em mãos para a realização da oficina. Na maioria
dos casos, os materiais propostos são muito simples, baratos e acessíveis.
Questões a serem respondidas: são perguntas-chave a serem feitas ao final da oficina
para discussão, reflexão e aprofundamento de situações mais polêmicas ou complexas.
Tempo: o número aproximado de horas necessárias para desenvolver toda a oficina.
Ressalte-se, no entanto, que essa estimativa poderá variar de acordo com o tamanho do
grupo, idade dos(as) participantes e o conhecimento que elas e eles já têm sobre o assunto.
Integração: um quebra-gelo inicial para descontrair o grupo e mostrar o caráter
lúdico da proposta.
Atividade: descrição detalhada de cada ação necessária para que a oficina aconteça
da forma mais fácil e abrangente possível.
Diversidades Sexuais - 11
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Educação / Medicina e Saúde / Pedagogia

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