Como acontece em vários campos do saber, o meio da educação é também cercado por clichês e lugares comuns. São inúmeras ideias aprovadas, aceitas sem questionamento e já gastas pelo uso. Para questionar e criticar vários desses conceitos relacionados à educação, os professores e pesquisadores Sandra Mara Corazza e Julio Groppa Aquino organizaram um divertido dicionário em forma de farsa.
Inspirado no ''Dictionnaire dês idées recues'', de Gustave Flaubert, os organizadores usam essa obra como uma forma de crítica jocosa, para apresentar definições que mais parecem descomposições dos significados originais das palavras, brincando com seus conceitos e significados. O verbete “ano”, por exemplo, é descrito como “um pássaro: passa voando. O letivo: uma lesma”.
Desmistificando e ironizando ideias já consagradas como verdades, a obra mexe no âmago do leitor. “Cômica e pacificamente, retirando com a mão a venda que fascina Vossos olhos, este notável Tolicionário cospe nojo, exala nauseabundo olor, vomita raiva, expectora fel, ejacula cólera: tudo isso para purificar a indignação diante das Ideias Feitas e, assim, exterminar o sossego do Rebanho Vil”, explicam os autores na introdução. Um livro para questionar, forçar o raciocínio e exercitar o poder de critica de quem o lê, mas de forma hilária e divertida.
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