Desumanização na Literatura

Desumanização na Literatura Fernanda Massi...


Compartilhe


Desumanização na Literatura





Fernanda Massi, doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara, e Patrícia Trindade Nakagome, doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP/São Paulo, organizaram a obra Desumanização na literatura com o intuito de abordar um tema pertinente à sociedade contemporânea e que se manifesta explícita ou implicitamente na literatura, em diferentes períodos: a desumanização.

Para tratar desse assunto, foram reunidos autores que haviam abordado a desumanização em objetos de pesquisa pouco estudados pela crítica.

No primeiro capítulo, Regina Claudia Garcia Oliveira de Sousa trata dos processos de “branqueamento e animalização” do escravo em quatro peças teatrais: Gonzaga ou a Revolução de Minas, de Castro Alves, Calabar, de Agrário de Meneses, Sangue limpo, de Paulo Eiró, e As minas de prata, de José de Alencar.

Maria Nilda de Carvalho Mota, autora do segundo trabalho, discute os processos de desumanização do nordestino e do moçambicano na obra Dois parlamentos, de João Cabral de Melo Neto, e Babalaze das hienas, de José Craveirinha.

Patrícia Trindade Nakagome, organizadora do livro e autora do terceiro texto, trata do processo de desumanização na cadeia, enfrentado por dois importantes escritores brasileiros e retratado em suas obras autobiográficas: Graciliano Ramos, em Memórias do cárcere, e Luiz Alberto Mendes, em Memórias de um sobrevivente.

No quarto capítulo, Mariana Santos de Assis discute a retomada da humanidade pelos negros brasileiros, destacando a contribuição dos saraus literários da periferia de São Paulo para a desconstrução da imagem desumanizada e marginalizada do sujeito negro e pobre na sociedade brasileira.

Em seguida, a organizadora e autora Fernanda Massi aborda a desumanização no romance policial místico-religioso best-seller, explicando como a morte torna-se instrumento para manutenção de um segredo.

Por fim, Marco Antonio Queiroz Silva apresenta um ensaio sobre “O fantástico como reverso da desumanização”, tendo como objeto de estudo o conto “Os saltitantes seres da Lua”, de Nelson de Oliveira.

Segundo Vima Lia Martin, professora de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo e autora do prefácio, “os ensaios deste livro […], ao apresentarem percursos de leitura, oferecem ao leitor possibilidades de interação com a literatura a partir de valores comprometidos com uma ética coletiva, emancipadora, de potencial transformador”.

Ensaios

Edições (1)

ver mais
Desumanização na Literatura

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Nath @biscoito.esperto
cadastrou em:
26/09/2015 11:31:17

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR