Dentro do Segredo

Dentro do Segredo José Luis Peixoto


Compartilhe


Dentro do Segredo


Uma viagem na Coreia do Norte




Em inusitada viagem à Coreia do Norte, o escritor José Luís Peixoto descobre as principais cidades e atrações do país em meio aos cânticos, estátuas e obeliscos do regime mais fechado do mundo.

Em 2012, o governo norte-coreano realizou grandes celebrações pelo centenário do falecido ditador Kim Il-sung, pai do regime comunista que controla o país desde 1948. Nessa ocasião excepcional, um grupo de turistas ocidentais obteve autorização para viajar durante duas semanas num roteiro que incluiu a capital, Pyongyang, e diversos lugares raramente visitados por estrangeiros.

A possibilidade de conhecer a vida cotidiana dos norte-coreanos estimulou uma antiga curiosidade do escritor português José Luís Peixoto. Radicalmente contrário a qualquer governo ditatorial, Peixoto mesmo assim embarcou na excursão, pomposamente batizada The Kim Il-sung 100th Birthday Ultimate Mega Tour, para ver e sentir de perto esse país banido do convívio internacional por sua insistência em fabricar armas nucleares.

O resultado de suas experiências como turista na Coreia do Norte é este livro híbrido de relato de viagem e realismo mágico. Imerso no alucinatório culto à personalidade que domina todos os aspectos da cultura norte-coreana, Peixoto viajou pelo país sob a vigilância sorridente dos guias e dos retratos oficiais. Um clima de pesadelo orwelliano, que contrasta com o discurso triunfalista das autoridades, é o pano de fundo deste percurso fantástico pela distopia inventada por uma caricata dinastia de tiranos.

Edições (2)

ver mais
Dentro do Segredo
Dentro do Segredo

Similares

(3) ver mais
Nada a invejar
Viva o Grande Lider
O reino eremita:

Resenhas para Dentro do Segredo (0)

ver mais
O país mais isolado do mundo
on 28/9/20


Disciplina e controle; personificação dos ex-líderes supremos; paisagens naturais que dão o tom lírico da narrativa; breve história da luta contra a invasão japonesa e contra o imperialismo norte-americano; monumentos e homenagens aos revolucionários coreanos; e um povo que, com os seus costumes, caminham, caminham e caminham. Esse livro de viagens é muito bom. O autor cumpre bem o papel de nos dizer o que vê, sendo bastante descritivo. É impossível que a partir desse livro a gente po... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam1
Avaliações 4.5 / 25
5
ranking 52
52%
4
ranking 48
48%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

35%

65%

@rosilealove
cadastrou em:
27/08/2014 22:06:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR