Demografia: A ameaça invisível

Demografia: A ameaça invisível Fabio Giambiasi...


Compartilhe


Demografia: A ameaça invisível


O dilema previdenciário que o Brasil se recusa a encarar




Não há assunto mais difícil do que a Previdência. Qualquer comentário sobre isso detona uma onda de críticas. Imagino o que os autores deste livro, Fábio Giambiagi e Paulo Tafner, ouviram. A vantagem é que os dois entendem do tema e estão preparados para o debate.

A necessidade de o Brasil fazer reformas em seu sistema de aposentadorias e pensões nasce, em parte, de uma vitória: os brasileiros estão vivendo mais. Se estamos vivendo mais e nos aposentando cedo demais, a conta não fecha. No livro, há uma coleção notável de números provando isso.

O Brasil está mudando de forma avassaladora. O que são quatro anos para a demografia? Nada. Pois os autores compararam as projeções feitas pelo IBGE em 2004 com as de 2008 e acharam mudanças radicais. Haverá em 2050 muito menos brasileiros em idade produtiva e, proporcionalmente, muito mais idosos do que se projetava apenas quatro anos antes.

O livro defende teses polêmicas, como a necessidade de as mulheres terem uma idade de aposentadoria mais próxima à dos homens. Uma amiga, vinte anos mais jovem que eu, e de alta classe média carioca, disse-me que isso é injusto, porque em casa ela tem que trabalhar mais que o marido. Eu disse que ela queria transferir para o Estado o custo do machismo do marido. O trabalho doméstico tem que ser mais dividido, por inúmeras razões. A idade de aposentadoria não pode ser uma compensação para distorções de gênero. Viram como o tema é polêmico? Só isso dá uma boa discussão, como foi o caso como a minha jovem amiga.

Há semelhanças entre esse assunto e o também difícil tema de mudança climática. Em ambos, é preciso ver logo os riscos e atuar agora, para impedir o pior. Deve ser bom acreditar que mudança climática é invenção de cientista e problema previdenciário coisa de economista neoliberal. Nos dois casos, no entanto, a verdade é mais prudente. Até por otimismo. Evitar o pior é garantir que ocorra o melhor cenário para nossos filhos e netos. Nisso, estamos todos de acordo: queremos o melhor para eles. Portanto, um bom começo é se informar, neste livro, sobre certas verdades que incomodam tanto. Como a de que o Brasil precisa de novas reformas da Previdência Social.

Miriam Leitão

Economia, Finanças / Geografia

Edições (1)

ver mais
Demografia: A ameaça invisível

Similares


Resenhas para Demografia: A ameaça invisível (2)

ver mais
A questão previdenciária
on 22/7/10


O livro Demografia: a ameaça invisível de Fabio Giambiasi e Paulo Tafner propõe-se a abordar uma temática importante para o futuro dos brasileiros: a Previdência Social. Segundo os autores, os dados mais recentes do IBGE apontam para o envelhecimento crescente da população e uma diminuição do número de jovens. Isso irá gerar um problema de financiamento que tem que ser atacado pelos governos o mais rapidamente possível, sob o risco de ter que, num futuro próximo, diminuir os valores pa... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam1
Avaliações 4.5 / 10
5
ranking 70
70%
4
ranking 10
10%
3
ranking 20
20%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

55%

45%

Hebert Lima
cadastrou em:
22/07/2010 08:10:51
Jim
editou em:
17/05/2022 19:31:33

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR