Democracia, o Deus que Falhou

Democracia, o Deus que Falhou Hans-Hermann Hoppe


Compartilhe


Democracia, o Deus que Falhou





O núcleo deste livro consiste em uma análise sistemática da transformação histórica — da monarquia à democracia — pela qual o Ocidente passou. Revisionista por natureza, este livro chega à conclusão de que a monarquia é um mal menor do que a democracia, mas aponta a existência de problemas em ambos. A sua metodologia é axiomático-dedutiva, permitindo-se, assim, a derivação de teoremas econômicos e sociológicos a serem aplicados na interpretação dos eventos históricos.

Hoppe desconstrói a crença liberal-clássica na possibilidade do governo limitado e conclama por um alinhamento entre o conservadorismo e o libertarianismo, pois os vê como aliados naturais almejando objetivos comuns. Ele defende que a provisão de serviços de defesa seja assumida por companhias de seguro atuando em um mercado livre, e descreve o florescimento da lei privada entre as seguradoras concorrentes.

Um capítulo fascinante acerca da preferência temporal explica o progresso da civilização como sendo fruto da diminuição da preferência temporal enquanto a estrutura do capital é construída, e explana sobre como a interação entre as pessoas pode diminuir a preferência temporal de todos, realizando paralelos interessantes com a Lei da Associação ricardiana. Por focar-se nesse tema, o autor se habilita a interpretar muitos fenômenos históricos — tais como os níveis crescentes de crime, a degeneração dos padrões de conduta e moralidade e o surgimento do megaestado. Ao enfatizar as deficiências da monarquia e da democracia, o autor demonstra o quanto esses sistemas são inferiores a uma ordem natural baseada na propriedade privada. Democracia — o Deus que falhou será de grande valia para acadêmicos e estudantes de história, economia política e filosofia política.

História / Não-ficção / Política

Edições (1)

ver mais
Democracia, o Deus que Falhou

Similares

(39) ver mais
Como as democracias morrem
A corrupção da inteligência
Leftism
A Democracia e os Três Poderes no Brasil

Resenhas para Democracia, o Deus que Falhou (30)

ver mais
Polémico e utópico.
on 11/12/22


Livro interessante, mas que pode enganar pelo título. Embora não tenha arcabouço político pra argumentar contra o autor, como leigo, me parece que a sua proposta é utópica. Podemos dizer que o autor tem uma visão de mundo totalmente oposta à do comunismo. Vindo da escola austríaca não é de admirar, porém suas propostas são bem radicais e não me parecem exequíveis. Como pontos positivos o livro nos dá várias lições de história e nos faz pensar se realmente os sistemas que temos hoje, ... leia mais

Vídeos Democracia, o Deus que Falhou (2)

ver mais
Democracia: o Deus que falhou

Democracia: o Deus que falhou

Democracia o Deus que Falhou (Hans Hoppe) | Libertário

Democracia o Deus que Falhou (Hans Hoppe) | L


Estatísticas

Desejam145
Trocam1
Avaliações 4.2 / 357
5
ranking 57
57%
4
ranking 28
28%
3
ranking 8
8%
2
ranking 3
3%
1
ranking 4
4%

67%

33%

Marcelo Catanho
cadastrou em:
15/05/2014 23:37:22
Helena
editou em:
14/03/2019 15:37:40