O presente texto é um estudo da Cena Rock Underground de Aracaju-SE (CRUA), a partir da análise estilística de três bandas - The Warlord, Scarlet Peace, Sign of Hate - que representam três estilos diferentes - Heavy, Doom e Death Metal, respectivamente. A escolha dessa cena como ponto de partida para uma análise de estilo foi fundamentada em uma das características mais marcantes da cultura Metal, que é o processo de fragmentação do estilo, o qual leva a numerosos sub-estilos, cada um deles desenvolvendo características peculiares. Tais divisões também estão relacionadas a questões de identidade, ou seja, à necessidade de se identificar com um grupo geral, ao mesmo tempo em que caracteriza fronteiras para diferenciar-se. Para isso, é importante entender a cena Metal como um complexo de diversos estilos que, apesar de interagirem constantemente através de uma rede de relações pessoais e emocionais, diferem enormemente tanto na forma com que são criados quanto na forma com que são vivenciados pelas bandas e público.
O objetivo é, portanto, compreender como os participantes dessa cena vivenciam esse processo de diferenciação, criando e mantendo fronteiras estilísticas. O foco principal é o estudo da experiência musical tanto no sentido individual (subjetivo) quanto no sentido sociológico, através da procura por paradigmas de experiência compartilhados.
A idéia central está baseada na premissa de que a cultura está presente nos conceitos, comportamentos e produtos de uma sociedade. Como o processo de identificação e diferenciação é parte essencial da cultura, seus conceitos irão refletir-se de alguma forma tanto nos comportamentos quanto nos produtos. Meu argumento é que, se a criação de estilos musicais está relacionada a esse processo de identificação e diferenciação, então haverá um complexo de conhecimentos compartilhados que se transformam em paradigmas de experiência musical, transmitidos entre as pessoas que ouvem e gostam de determinados estilos musicais.