Crítica ecológica do pensamento econômico

Crítica ecológica do pensamento econômico José Lutzenberger


Compartilhe


Crítica ecológica do pensamento econômico





O pioneiro na luta pela preservação do meio ambiente.

A maior parte dos estragos que causamos à Terra poderia ser facilmente evitada, sem que ninguém tivesse que sofrer privações por causa disso. Na verdade a maioria das pessoas poderia divertir-se muito mais.

O PNB, ou PIB, só mede atividade, não distingue entre atividade desejável e indesejável. Desastres de avião ou automóvel, guerras, terremotos, devastação florestal, até corrupção, crime e droga fazem crescer o PIB. Mas os economistas, ao invés de medir mais sofrimento, estarão medindo mais prosperidade.

Não adianta mais procurar remédios e remendos. Nossos atuais paradigmas sobre desenvolvimento, economia e tecnologia colocaram-se em uma rota de exclusão. Mas ainda está em tempo de mudar.

José Lutzenberger foi um visionário. Falava sobre desenvolvimento sustentável quando o termo ainda não tinha se popularizado. Apregoava mudanças fundamentais no estilo de vida e de administração pública, de tecnologia e também de filosofia de vida. Crítica ecológica do pensamento econômico é seu legado dos últimos anos de trabalho, publicado postumamente em 2009. Esta nova edição reafirma a importância do trabalho de Lutzenberger, cuja visão atual segue mostrando um caminho possível para o presente e o futuro da relação entre a Natureza e o Homem.

Edições (1)

ver mais
Crítica ecológica do pensamento econômico

Similares

(4) ver mais
Gaia: o Planeta Vivo
Manual de Ecologia
Manual de Ecologia
O decrescimento: entropia, ecologia, economia

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 7
5
ranking 57
57%
4
ranking 29
29%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Antônio
cadastrou em:
13/09/2013 16:03:17

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR