Correntezas

Correntezas Penelope Fitzgerald


Compartilhe


Correntezas





Correntezas é uma história de amor que se passa numa comunidade de casas flutuantes localizada nas águas do Tâmisa, na Inglaterra, onde a própria Penelope Fitzgerald viveu com a família, na década de 1960.

A protagonista deste pequeno romance, agraciado com o Booker Prize de 1979, é Nenna. Casada, vive com as duas filhas - Tilda, de 6 anos, e Martha, de 11 - no barco Grace. Distante do marido, que prefere viver em terra e buscar meios de prosperar, Nenna passa o tempo pensando na possibilidade de trazê-lo para morar no barco, comprado por ela própria com todas as suas economias, e tentando superar os imprevistos de se viver numa casa ao sabor das marés e dos ventos.

Embora de natureza pacífica, as dificuldades financeiras abalam sua firmeza. Ela mal consegue dar roupas e educação às filhas. No entanto, desfrutar da liberdade de se locomover nas águas é o preço que paga pela sua solidão.

Atraída por Richard, ex-reservista voluntário da Marinha Real e dono do melhor barco da comunidade, Nenna pensa que a sua atração por ele se resume ao simples fato de Richard saber dobrar um mapa da forma correta...

Os personagens e membros da comunidade sabem que as suas vidas estão entrelaçadas. Maurice, homossexual, vive de programas; é o amigo simpático ao qual todos recorrem e que não protesta quando cede o seu barco a um criminoso para o depósito de mercadorias contrabandeadas. Willis, artista que pinta marinhas para sobreviver, deseja vender o seu barco a todo custo antes que comece a naufragar.

Correntezas é um romance ao mesmo tempo melancólico e de profunda compaixão.

Edições (1)

ver mais
Correntezas

Similares


Resenhas para Correntezas (2)

ver mais
Surpreendentemente delicioso
on 10/8/20


Com cotidianos peculiares e personagens delicados, esse romance ambientado num lugar incomum, nos leva a mergulhar sem medo nas águas profundas da empatia e compaixão. Livro para ser lido num folêgo só, para nos afundar e resgatar num único ato. Esse livro foi vencedor do Book Prize de 1979 e posteriormente em 1998, sua autora Penelope Fitzgerald, venceu o National Book Critics Circle Award 1998, com uma outra obra, intitulada A Flor Azul.... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam2
Avaliações 3.2 / 10
5
ranking 10
10%
4
ranking 40
40%
3
ranking 20
20%
2
ranking 20
20%
1
ranking 10
10%

26%

74%

Fagner
cadastrou em:
22/06/2009 19:32:23