Corpos, territórios e feminismos

Corpos, territórios e feminismos (Orgs.) Delmy Tania Cruz Hernández...


Compartilhe


Corpos, territórios e feminismos


compilação latino-americana de teorias, metodologias e práticas políticas




Corpos, territórios e feminismos finca os pés nos territórios que vêm sendo alvo de projetos extrativistas — terras habitadas por populações tradicionais, cujo modo de vida entra em conflito direto com as diretrizes capitalistas — para entender como os povos estão resistindo à despossessão. Por meio de uma pesquisa militante, as autoras puderam compreender que essa resistência é liderada sobretudo por mulheres. São elas que mais sofrem o impacto da devastação e, portanto, as que mais se dispõem a lutar contra o seu avanço.

Um dos conceitos-chave proposto pelo livro é a (re)patriarcalização do território, ou seja, a forma como os projetos extrativistas transformam as relações das comunidades entre si e com a área que habitam, reimplantando e reforçando padrões masculinizantes de sociabilidade. Por exemplo, os poucos empregos criados pela mineração, pelas petroleiras e pelo agronegócio, majoritariamente destinados aos homens, restabelecem, por meio do salário, o poder patriarcal no seio familiar, enquanto, ao poluir rios e solos, retira das comunidades — das mulheres — as possibilidades de subsistência.

Corpos, territórios e feminismos é leitura essencial para aprofundar a compreensão sobre os efeitos socioambientais da fase atual do capitalismo, e principalmente para entender como os povos latino-americanos estão resistindo à destruição do que resta do planeta. Fica cada vez mais claro que não há futuro dentro do sistema. Se houver futuro, ele só poderá ser ancestral.

***

Em certos tempos sociais, aquilo que Thomas Kuhn denominou “ciência normal” se abala, de modo que as certezas e as promessas anteriormente oferecidas se debilitam ou colapsam. São tempos de crise, que se tornam fecundos quando conseguem se abrir à renovação crítica de pensamentos e práticas. Corpos, territórios e feminismos é justamente um livro que entra com força em diversos debates abertos nas ciências sociais contemporâneas, com o afã de apresentar, de forma organizada, ideias e argumentos para enriquecer a ampla constelação de esforços empregados para romper tal “normalidade”. Trata-se de desafiar a suposta normalidade daquilo que se impõe como realidade devastadora e, simultaneamente, daquilo que se apresenta como limite do pensamento e da imaginação; ou seja, trata-se do anseio de romper esquemas argumentativos, divisões disciplinares rígidas e chaves conceituais que obscurecem e enviesam mais do que revelam e iluminam.

Raquel Gutiérrez Aguilar, no Prefácio

Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Corpos, territórios e feminismos

Similares


Resenhas para Corpos, territórios e feminismos (0)

ver mais
Corpo território e Território Social
on 4/5/24


Talvez seja uma das obras mais importantes da atualidade. A união entre teoria, prática e metodologia permite um desenvolvimento que aprofunda debates sobre a resistência, e, mais do que isso, sobre viveres futuros diferentes. Além de textos potentes, alguns difíceis, há um aprofundamento que é muito diferente da proposta da pesquisa institucional. É vincular a pesquisa ao chão da luta. É por terra e território!... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 3
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

7%

93%

Jenifer
cadastrou em:
06/08/2023 11:19:02
Jenifer
editou em:
06/08/2023 11:19:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR