Comunicação & Educação - Ano XV, n. 2 (maio/ago 2010)

Comunicação & Educação - Ano XV, n. 2 (maio/ago 2010) Adilson Odair Citelli...


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Comunicação & Educação - Ano XV, n. 2 (maio/ago 2010)


Revista do Curso Gestão da Comunicação do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunica...




Este volume da série Comunicação & Educação trata das ambiências comunicativas. Em O espaço da mídia na escola, Heloísa Dupas Penteado empreende análise voltada a compreender quais espaços de articulação são necessários para a criação de um profissional com conhecimentos dos campos da comunicação e da educação. E isto considerando a formação de professores em condições de promover movimentos dialógicos entre as dimensões pedagógicas e didáticas e os desafios contemporâneos trazidos pelos ecossistemas comunicativos. Rodrigo Fontanari, tendo como referência o retrato fotográfico, desenvolve o conceito de duplo. A imagem, ao mesmo tempo, evidencia qualidade de projeção e assume, para a consciência do observador, uma dimensão autônoma, algo que sobrevive ao sujeito que vê. É este movimento paradoxal entre uma ausência que se faz presença e uma presença ausente que caracteriza a noção de duplo, discutido pelo autor a partir do filme A bela Junie. A questão da leitura vem sendo abordada de maneira muito intensa, quando se trata de relacioná-la ao papel da escola. Richard Romancini retoma o tema, mas dá a ele tratamento instigador ao vincular práticas de leitura a protocolos culturais. Ou seja, a constituição de uma competência leitora não diz respeito, apenas, a determinados procedimentos técnicos afeitos, por exemplo, às dinâmicas alfabetizadoras, requisitando, ademais, domínios interdiscursivos. Ou, nos termos do artigo, o circuito da leitura, para completar os campos de sentidos, solicita considerar múltiplas experiências culturais vivenciadas pelo leitor. No artigo A comunicação nos empreendimentos econômicos solidários, Marília Veríssimo Veronese e Marina Rodrigues Martins propõem uma reflexão sobre o processo da comunicação na prática autogestionária em empreendimentos econômicos solidários no Brasil. As organizações investigadas localizam-se em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. José Sixto García e Maria Salgueiro Santiso, da Universidade de Santiago Campostela, na Espanha, desenvolvem no artigo Comunicação ambiental para o século XXI o conceito de comunicação ecológica. Entendem os autores que a ativação de estratégias comunicativas específicas pode ter papel decisivo na formação de uma opinião pública consciente e sensibilizada para os temas ambientais. Um dos maiores patrimônios culturais da cidade de São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade, viveu períodos de glória e decadência. Responsável pelo segundo maior acervo do país, a BMA funcionou entre as décadas de 1940 e 1960 como um centro de agregação intelectual. Adveio um tempo de queda decorrente, sobretudo, da falta de investimentos e desinteresse governamentais, além de mudanças estruturais vividas pela própria cidade. Em 2007, a BMA foi fechada para ampla reforma e busca de revitalização. O autor do artigo, Rogério Pelizzari de Andrade, demonstra que a retomada do dinamismo da Biblioteca depende da elaboração de um projeto que atenda a alguns pressupostos: expectativas e anseios dos usuários, integração com o entorno urbano, espaço de interação entre pessoas, recuperação do papel de centro de difusão cultural. O entrevistado deste número da revista Comunicação & Educação é Francisco Whitaker. Um dos fundadores do Fórum Social Mundial, com larga atuação junto aos movimentos sociais, o ex-vereador de São Paulo discute com clareza e profundidade uma série de temas envolvendo política nacional e internacional, educação e globalização. Dedica-se, em especial, a fazer um balanço da passagem dos 10 anos do Fórum, mostrando que o evento continua voltado à construção de um mundo melhor. No calor dos acontecimentos, Isabel Orofino analisa as estratégias mobilizadas pelo jornalismo no caso Isabella Nardoni, para alcançar as audiências. Segundo a autora, os media comerciais fazem uso de recursos próprios da narrativa ficcional e do gênero melodramático com o intuito de promover uma cenografia discursiva ampliadora dos mecanismos do espetáculo. Ademais, o texto aprofunda a compreensão do papel dos receptores nas mediações dos conteúdos veiculados pelos meios de comunicação. É do maestro Flávio Pimenta a seção Depoimento deste número da nossa revista, em que mostra como a música pode ajudar a formar cidadãos. A obra por ele realizada ganhou o Brasil e o exterior, constituindo uma experiência singular de ação social que equilibra trabalho comunitário e educação profissional. Flávio Pimenta criou o grupo artístico Meninos do Morumbi, que atende mais de três mil crianças de baixa renda. Considerado pela Unesco como projeto-modelo, os Meninos do Morumbi já recebeu prêmios da Unicef, Ministério da Cultura, Câmara Americana de Comércio e Rotary Internacional, entre outros. Márcia Perencin Tondato mostra como os projetos experimentais desenvolvidos como práticas pedagógicas com alunos de graduação nos cursos de comunicação ajudam a promover reflexão teórica e problematizar futuras atividades profissionais, visto buscarem soluções inovadoras e criativas para empresas reais. Tal experiência extracurricular pode ser implementada através de agências experimentais. Adilson Citelli e Cristine Vargas selecionaram dois textos que tematizam o mundo do trabalho. O operário em construção, de Vinicius de Moraes, e Construção, de Chico Buarque de Hollanda. Em ambos os casos, revelam-se produções que tanto recorrem a certa problemática social como promovem fatura literária de alta qualidade. Deusdédit Carneiro Leite Filho, arqueólogo diretor do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, apresenta esta instituição como uma das mais importantes na promoção, valorização e preservação do acervo patrimonial maranhense, sobretudo no que tange à cultura material e tradições dos povos indígenas daquele estado. O CPHNAMA, junto com as pesquisas nas áreas de Paleontologia, Arqueologia e Etnologia, realiza ações voltadas à educação patrimonial através da elaboração, organização e execução de exposições, eventos culturais, mostras, seminários, palestras e aulas direcionadas a públicos diferenciados. Maria Ignês Cados Magno mostra, a partir de três filmes - Diários de motocicleta, de Walter Sales, Che: Part One e Che: Part Two (A guerrilha), de Steven Soderbergh, todos enfocando aspectos da trajetória vivencial e política de Che Guevara -, como é possível à escola trabalhar determinados conteúdos, sem recorrer, necessariamente, aos livros didáticos. As subseções de Bibliografia sobre telenovela brasileira e Bibliografia sobre Comunicação e Educação apresentam livros, teses e dissertações sobre as respectivas temáticas. Endereços úteis na internet pode contribuir para incrementar as tarefas cotidianas dos professores. Ruth Ribas Itacarambi propõe projetos pedagógicos a serem desenvolvidos em sala de aula com alunos do Ensino Fundamental e Médio, utilizando artigos publicados neste número.

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