Com a crescente complexidade das cadeias produtivas, a explosão dos dados digitais e a intensificação da concorrência, as aplicações analíticas tornam-se essenciais para transformar dados em informação gerencial. Na era da informação, as empresas só irão prosperar se aprenderem a modelar eventos e métricas de negócio de forma inteligente e proativa. Isso exige uma abordagem multidisciplinar, que integre esforços e facilite a comunicação entre executivos, analistas de negócio e profissionais de tecnologia da informação.
A inteligência Analítica combina a modelagem informal com a análise quantitativa, visando gerar conhecimentos práticos que viabilizem a construção de organizações ágeis, adaptáveis e alertas em relação ao seu entorno competitivo. É por meio das aplicações analíticas que podemos analisar o andamento dos negócios, interpretar indicadores, aperfeiçoar processos, detectar tendências e elaborar cenários que ajudem os gestos a tomar decisões bem fundamentadas.
Considerando isso, “Competência Analítica” aborda os principais desafios informacionais das empresas, sugere diretrizes para a modelagem de indicadores e métricas de gestão e salienta a importância de identificar de forma efetiva os alvos para o processo analítico por meio da priorização e debate das questões críticas de negócios. Diversos exemplos, modelos e casos permeiam a publicação, tornando-a um guia prático para a orientação dos processos de discussão, priorização e construção das aplicações analíticas.
Aplicação: Este livro destina-se às disciplinas de Inteligência Analítica, Gestão Estratégica, Indicadores de Gestão, Business Intelligence e Modelagem de Informações Gerenciais dos cursos de pós-graduação em Administração e em cursos de MBA. Também é recomendado para os profissionais da área.