As quatro HQs deste volume têm como tema a conquista do Oeste americano, ocorrida no século 19. Mas estas HQs, todas inéditas no Brasil, não tratam do Velho Oeste histórico, verdadeiro, mas sim do mítico, recriado em centenas de filmes e seriados produzidos nos EUA, um país jovem e quase sem história, sedento por ter uma mitologia própria.
Na primeira HQ, Margarida no Velho Oeste, uma antepassada da Margarida participa de uma comitiva de diligências através do Oeste Selvagem.
Em Mickey e A Febre do Ouro, Mickey tem que evitar que bandidos enganem uma tribo indígena para roubar o ouro da região.
Em O Cavalo de Ferro, Mickey trabalha para
o serviço de correspondências Pônei
Express. Em sua última viagem, ele
se envolve em uma competição entre
ferrovias rivais.
E, fechando o volume, A Lei do
Velho Oeste. Mickey tem que ajudar
o xerife Pateta Bill a expulsar da
cidade o bando do malvado John
Bafo-de-Onça.