Civilização

Civilização Eça de Queiroz


Compartilhe


Civilização





Imagine ir para o meio do mato, para um lugar sem nenhuma estrutura… afastado de todo mundo e sem nada das coisas que consideramos indispensáveis… conseguiu imaginar?

Quem passou por uma situação assim foi Jacinto, o protagonista de “Civilização”, conto de Eça de Queirós. Jacinto é um rapaz de família rica, “supercivilizado” e que cresceu rodeado de luxos. Apesar de desfrutar de todas as facilidades, Jacinto tem uma vida tediosa: livre de qualquer paixão, ele vive bocejando.

Depois de passar algumas semanas organizando uma viagem ao campo, imprevistos fazem com que Jacinto chegue a um lugar deserto e sem a estrutura que ele esperava. Contrariado no início, aos poucos Jacinto vai descobrir as belezas da natureza e da simples vida campestre.

“Civilização” foi publicado, originalmente, em um jornal carioca, em 1892. Este conto serviu de base para que Eça de Queirós escrevesse o seu romance “A Cidade e as Serras”, em que a agitação de Paris é comparada com a vida em uma pacata cidade serrana.

Literatura Estrangeira

Edições (2)

ver mais
Civilização
Civilização

Similares

(1) ver mais
Os Maias

Resenhas para Civilização (26)

ver mais
Um conto atual!
on 16/1/23


Civilização é um pequeno conto do escritor português Eça de Queirós que faz um paralelo entre uma vida urbana e cheia de privilégios do amigo do protagonista, mas enfadonha, e a descoberta do prazer e felicidade de uma vida simples, no campo. Uma leitura curta, mas repleta de reflexões!... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 70
5
ranking 31
31%
4
ranking 40
40%
3
ranking 24
24%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

43%

57%

Matheus.Silva
cadastrou em:
05/12/2022 10:22:12
Mateus.Silva
editou em:
27/12/2022 10:27:25

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR