Chic[érrimo]

Chic[érrimo] Glória Kalil


Compartilhe


Chic[érrimo]


moda e etiqueta em novo regime




Gloria Kalil celebra a civilidade em "Chic[érrimo]". É o terceiro de seus livros sobre moda e o primeiro sobre etiqueta, esta entendida como uma nova ética, um modo de compreender aquele que o filósofo Jean-Paul Sartre qualificou um dia como infernal: o Outro. Para Glorinha, o Outro é a chave de tudo: se soubermos olhá-lo, respeitá-lo em suas diferenças, estaremos construindo, para nós mesmos, se não um Paraíso, um excelente lugar onde viver.

Neste livro, as celebridades são convidadas a trancar no armário a arrogância e a futilidade, para o bem dos outros e para seu próprio bem. Melhor "ser" uma celebridade do que apenas "estar"... Comedimento, civilidade e cultura valem para todos, até mesmo para os narcisos e os esnobes que habitam em nós. Glorinha faz verdadeiro manifesto contra o esnobismo tão comum na vida de hoje, como por exemplo na atitude de muitos que circulam pelas lojas de departamento sofisticadas e pretensiosas: "Você tem o direito de entrar, experimentar, examinar, desconfiar, pedir opinião, refugar ou aceitar", ela defende: "E até de devolver, algumas horas depois, por puro arrependimento."

"Chic[érrimo]" é um libelo contra a preocupação excessiva e narcisista do homem moderno com os valores exteriores. Para Glorinha, é hora de equilibrar uma aparência exterior com valores realmente estáveis - como ser bem educado e ter estilo, além de ser apenas bonito, famoso e bem vestido.

Bem estar e lazer

Edições (2)

ver mais
Chic[érrimo]
Chic[érrimo]

Similares

(1) ver mais
Chic Homem

Resenhas para Chic[érrimo] (9)

ver mais
Chic[érrimo] : utilidade pública
on 17/2/09


Chic[érrimo] é, de fato, um manual, dos práticos, divertidos e nada artificial. Provavelmente, um dos melhores do gênero. E deveria ser livro de cabeceira, de mesa de trabalho e de bolsa para muita gente. O ideal do Chic[] não tem nada a ver com os clichês de frescura, de status e elegância física e artificial. É um manual de relacionamento desse novo século, em que não há regras e tudo pode. A idéia agora é ser civilizado e, em suma, pensar no outro. É ter limites com o próprio egoí... leia mais

Estatísticas

Desejam20
Trocam21
Avaliações 3.5 / 194
5
ranking 19
19%
4
ranking 32
32%
3
ranking 36
36%
2
ranking 10
10%
1
ranking 3
3%

12%

88%

Raquel T Moura
cadastrou em:
12/10/2009 18:32:47
BHO
editou em:
05/02/2015 13:06:34