Cartas a Sandra

Cartas a Sandra Vergílio Ferreira


Compartilhe


Cartas a Sandra





Um pequeno romance composto essencialmente por dez cartas de amor, «Cartas a Sandra» representa um epílogo ao romance «Para Sempre», do mesmo autor. O ideal do amor, já sobejamento dissecado em «Para Sempre», é neste romance ainda mais sublimado em cartas escritas por Paulo à sua amada após a sua morte. A catarse de um amor inesgotável, descrito das mais variadas formas, um amor tão forte que todas as palavras não o conseguem circunscrever e onde a dimensão metafísica desempenha um papel apaziguador no desespero obsessivo de Paulo na evocação da memória de Sandra.

Num estilo sóbrio embora angustiado, sem recorrer a frases ou expressões corriqueiras próprias de adolescentes nas suas mensagens de amor, Vergílio Ferreira explora a fundo a capacidade de amar do ser humano levada ao extremo, traduzida num viver perto da loucura, num desespero sereno de evocações comoventes enfatizadas numa dignidade de pensamentos filosóficos que transcendem em todo o seu esplendor metafísico a figura do amor elevado ao purismo do sentimento e à degradação da sua carne, numa fuga rumo à eternidade que é o expoente de todo o amor.

Num amor aparentemente com um só sentido, a dúvida permanece ao longo dos dois romances, mas talvez Sandra amasse tanto ou ainda mais Paulo quanto ele a ela. A descrição final do passeio ao alto da montanha é revelador de que, apesar de todas as diferenças entre os dois, o cerne comum que motiva os grandes amores efectivamente existia, traduzido num irreal que extravasa toda a razão humana. (leitor Paulo Neves Silva)

Ficção

Edições (1)

ver mais
Cartas a Sandra

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

75%

25%

Adauto
cadastrou em:
25/01/2017 12:26:42

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR