Cartas

Cartas Eliane Marta Teixeira Lopes


Compartilhe


Cartas


Constança Guimarães (1871-1888)




“A visita aos arquivos, sejam eles históricos ou literários, reserva surpresas a todo pesquisador, que talvez se depare com algum documento que não previa encontrar. O acaso da descoberta é uma das sensações mais inusitadas a serem cultivadas durante o trabalho arquivístico, pela quebra da perspectiva inicial, cedendo lugar ao exercício da criatividade, uma vez que a nova rota convida para a abertura de outros horizontes.
As cartas de Constança Guimarães para as primas, encontradas por acaso no Arquivo Mineiro pela historiadora e pesquisadora Eliane Marta Lopes, são a prova dessa aventura do acaso, do encontro com o fértil período intelectual das Minas Gerais. Narrado em tom coloquial e sob o olhar de jovens que viviam ao mesmo tempo a efusiva e sofrida experiência do cotidiano, o documento que temos em mãos é de extrema relevância não só pelo ineditismo, mas pelo valor histórico dos relatos. A pesquisa abrange tanto a relação de Constança com seus familiares quanto uma série de referências sobre a “peste branca”, a tuberculose, por meio do minucioso registro da doença que acometia grande número de pessoas, entre elas as mulheres dessa época. Aos leitores, o convite a usufruir e a se compadecer dessas vidas entregues a um destino cruel.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Cartas

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

triz
cadastrou em:
23/03/2024 00:14:15
triz
editou em:
23/03/2024 00:17:01

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR