Canto para Govinda

Canto para Govinda Jayadeva


Compartilhe


Canto para Govinda





Peça fundamental da cultura hinduísta, Canto para Govinda narra em um ritmo intenso de dança a história de amor entre dois pastores, oscilando entre a dimensão do terreno e do místico. Este clássico recebe nova tradução do sânscrito, privilegiando a sonoridade musical e contextualizando termos para leitores pouco familiarizados com a tradição indiana.

Canto para Govinda, poema composto no século XII por Jayadeva, inspirou artistas de diversas áreas ao longo dos séculos, tornando-se central na música e na dança indiana, além de fonte mitológica riquíssima para estudantes da filosofia da yoga.
Nele, a história de amor entre os pastores Govinda e Rādhā desfila por diversos estágios, da separação à união carnal, habitando ao mesmo tempo a dimensão erótica e a mística. A linguagem, sugestiva e repleta de insinuações, mostra que a arte poética é o espaço de encontro entre o humano e o divino, onde as fronteiras do "eu" são dissolvidas. Canto para Govinda transcende o status de mera curiosidade cultural, alcançando o patamar literário de clássico atemporal a ser redescoberto pelo cânone.

Línguas Estrangeiras

Edições (1)

ver mais
Canto para Govinda

Similares


Resenhas para Canto para Govinda (2)

ver mais
Um espetáculo simbólico
on 15/12/23


Canto para Govinda é um poema traduzido do sânscrito com fins literários e parte da dissertação de mestrado do tradutor, bem como o estudo de seu vocabulário e contexto mítico. Logo, o poema/canto é composto por uma riquíssima linguagem simbólica da cultura Hindu. Possui glossário e notas que fornecem ao leitor um arcabouço importante para facilitar a compreensão dos signos utilizados na obra. Sobre o corpo do poema, Jayadeva desenrola com riqueza e sutilidade uma história de desejo e... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 4
5
ranking 75
75%
4
ranking 25
25%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

56%

44%

Isac Sena
cadastrou em:
10/05/2023 23:38:46
priscyla.bellini2023
editou em:
12/05/2023 12:22:03

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR