Caminhada

Caminhada Henry David Thoreau


Compartilhe


Caminhada





Era um prazer e um privilégio passear com Thoreau. Conhecia tão bem o campo como uma raposa ou como um pássaro e cruzava-o livremente por caminhos que todos desconheciam. Sabia de cor todos os trilhos que a neve cobrira e que criaturas os haviam percorrido antes dele. Obedecíamos servilmente a tal guia, e a recompensa era grande.

R. W. Emerson
Derradeira exposição das ideias de Thoreau sobre o homem e a natureza, Caminhada foi a palestra mais proferida pelo seu autor. Intimamente ligada a Walden ou a Vida nos Bosques pela temática, foi apontada por Thoreau como um dos seus trabalhos seminais. O impacto da obra é indissociável da qualidade visionária das suas linhas, que lhe valeu o estatuto contemporâneo de ensaio basilar para os movimentos ecologistas. Nos primórdios da industrialização americana, Thoreau entrevia já os perigos da sociedade materialista: a distorção das necessidades básicas do homem e o alheamento do mundo natural e da sua espiritualidade. O percurso físico que o autor advoga é, afinal, uma viagem interior, rumo a uma existência reduzida ao essencial e em liberdade.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Caminhada

Similares

(1) ver mais
Caminhar, uma filosofia

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.0 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 50
50%
1
ranking 0
0%

39%

61%

Tuca.
cadastrou em:
27/09/2015 02:09:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR