Cadernos do Subterrâneo

Cadernos do Subterrâneo Fiódor Dostoiévski


Compartilhe


Cadernos do Subterrâneo





Cadernos do Subterrâneo (Memórias do subsolo) é um curto romance de Dostoiévski publicado pela primeira vez em 1864.

Para Walter Kaufmann, esta obra faz de Dostoiévski o principal precursor do existencialismo. Apresenta-se como um excerto das memórias de um empregado civil aposentado que vive em São Petersburgo. O livro é dividido em duas partes, a primeira intitulada "O Subterrâneo", contém 11 capítulos, e a segunda parte "Por Motivo da Neve Úmida", possui 10 capítulos.

O personagem anônimo (chamado geralmente de Homem subterrâneo) é caracterizado como um homem amargo e isolado. O mesmo encena na primeira parte do romance um grande monólogo com a intenção de "comover" de alguma forma seu leitor. A autopercepção do leitor das Notas é descrita pelo autor como de suma importância no exercício da leitura, pois o discurso do narrador é "moldado" por seu receptor, dessa forma o seu monólogo é, na verdade, uma evocação sistemática de discursos alheios que são parodiados de forma zombeteira e crítica.

O personagem chega a dizer que é um homem mau, ou age como tal, mas que pode ser agradado e visto como uma pessoa de bem. Essa incapacidade de se livrar do peso moral o aflige, ao que o mesmo diz que os homens sanguinários eram cultos e inteligentes (reforçando as ideias de Raskolnikov em Crime e Castigo), e que ele mesmo gostaria muito de encontrar um motivo para dar sentido a sua vida, como os chamados "homens de ação". Ele conclui que "o melhor é não fazer nada".

Na segunda parte, nomeada de "Por motivo da neve úmida", há três episódios que relatam de uma forma concreta como o anti-herói é encurralado socialmente pelos discursos e ações de uma sociedade. Essa narrativa é exposta sistematicamente com uma visão da consciência do protagonista, num dos melhores exemplos do recurso literário fluxo de consciência.

Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Cadernos do Subterrâneo

Similares


Resenhas para Cadernos do Subterrâneo (5)

ver mais
Está ruim? Calma, pode piorar!
on 15/2/24


O livro é dividido em duas partes: 'Cadernos do Subterrâneo' e 'Por Motivos da Neve Úmida'. Assuntos sombrios, como crueldade, ambição, inveja, desigualdade e culpa, são os temas principais. O autor desabafa de maneira longa e intensa, revelando humilhações que sofre e se degradando a cada página. Assume que nós, leitores, estamos a rir dele o tempo todo (e, de acordo com as vozes da cabeça dele, com razão), se deleitando com essa pré-concepção de emoções que seus devaneios humilhantes... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 11
5
ranking 50
50%
4
ranking 30
30%
3
ranking 20
20%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Pandora
cadastrou em:
05/06/2022 14:53:53
Pandora
editou em:
05/06/2022 14:54:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR